Eleita nova composição da Comsat do Cachoeirinha

Eleita nova composição da Comsat do Cachoeirinha
    Autor: Redação SindSaúde-SP
    23/09/2024

A nova composição da Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat) do Hospital de Vila Nova Cachoeirinha tomou posse na última quarta-feira (18). Os novos membros estarão a frente da comissão de 2024-2026, entre eles, a delegada sindical de base do SindSaúde-SP, Raquel Maria de Souza Regis.

O SindSaúde-SP, representado pelo diretor da região Oeste III, Silas Lauriano Neto, participou da cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira (18), e ainda acompanhou o processo eleitoral, que elegeu oito membros como titulares e quatro suplentes, entre os(as) trabalhadores(as). Na comissão também assumem oito membros titulares que são indicados pela gestão e mais quatro suplentes indicados.

Como membros titulares, foram eleitos:

Nair Moraes Santos de Oliveira

Edvirgens Nascimento de Souza Jesus

Ana Célia Maria dos Anjos

Ricardo Adriano Honorato Silva

Carla Borelli Barbosa

Jacira Jurema de Souza Costa

Juliana Ozório de Barros

Vilma Dantas dos Santos

Os(as) suplentes eleitos(as) são:

Luciene Mazarin Delgado

Raquel Maria de Souza Regis

Andrea Diniz Almeida Gonçalves

Carlos Augusto de Souza

Os(as) titulares indicados(as) são:

Suzana de Sá

Elaine Ferreira da Silva Silveira

Luciana Aparecida Virgílio Cardial

Claudio Marcelo de Souza

Mauricio Gonçalves

Rogério João Bezerra

Marinalva Dias da Silva

Os(as) suplentes indicados(as) são:

Karen Cristina Oliveria Spada

Devanir da Silva

Genecir Barbosa dos Santos Oliveira

Alex Fernando Leme

Comsat

A Comsat surge após uma intensa luta, com objetivo de estabelecer uma política de saúde voltada para o trabalhador(a) público, em 2002, quando o SindSaúde-SP garantiu, por meio de um acordo tripartite, que a primeira Comissão de Saúde do Trabalhador fosse implementada na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão que foi extinto em 2022.

Até aquele momento, somente o setor privado tinha uma instância que pensava e atuava nas ações de saúde e segurança no trabalho, que são as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

A partir daí, usando esse caso como exemplo, o SindSaúde-SP foi conquistando, por meio de negociações locais, que as Comsats fossem estabelecidas em unidades de todo o estado. Somente em 2006, com a pressão dos(as) trabalhadores(as), organizados pelo Sindicato, que houve a publicação da Resolução SS 5, que instituiu e regulamentou as Comsats nas unidades da SES.