Notícia
A nova composição da Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat) do Hospital de Vila Nova Cachoeirinha tomou posse na última quarta-feira (18). Os novos membros estarão a frente da comissão de 2024-2026, entre eles, a delegada sindical de base do SindSaúde-SP, Raquel Maria de Souza Regis.
O SindSaúde-SP, representado pelo diretor da região Oeste III, Silas Lauriano Neto, participou da cerimônia de posse, realizada na última quarta-feira (18), e ainda acompanhou o processo eleitoral, que elegeu oito membros como titulares e quatro suplentes, entre os(as) trabalhadores(as). Na comissão também assumem oito membros titulares que são indicados pela gestão e mais quatro suplentes indicados.
Como membros titulares, foram eleitos:
Nair Moraes Santos de Oliveira
Edvirgens Nascimento de Souza Jesus
Ana Célia Maria dos Anjos
Ricardo Adriano Honorato Silva
Carla Borelli Barbosa
Jacira Jurema de Souza Costa
Juliana Ozório de Barros
Vilma Dantas dos Santos
Os(as) suplentes eleitos(as) são:
Luciene Mazarin Delgado
Raquel Maria de Souza Regis
Andrea Diniz Almeida Gonçalves
Carlos Augusto de Souza
Os(as) titulares indicados(as) são:
Suzana de Sá
Elaine Ferreira da Silva Silveira
Luciana Aparecida Virgílio Cardial
Claudio Marcelo de Souza
Mauricio Gonçalves
Rogério João Bezerra
Marinalva Dias da Silva
Os(as) suplentes indicados(as) são:
Karen Cristina Oliveria Spada
Devanir da Silva
Genecir Barbosa dos Santos Oliveira
Alex Fernando Leme
Comsat
A Comsat surge após uma intensa luta, com objetivo de estabelecer uma política de saúde voltada para o trabalhador(a) público, em 2002, quando o SindSaúde-SP garantiu, por meio de um acordo tripartite, que a primeira Comissão de Saúde do Trabalhador fosse implementada na Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão que foi extinto em 2022.
Até aquele momento, somente o setor privado tinha uma instância que pensava e atuava nas ações de saúde e segurança no trabalho, que são as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).
A partir daí, usando esse caso como exemplo, o SindSaúde-SP foi conquistando, por meio de negociações locais, que as Comsats fossem estabelecidas em unidades de todo o estado. Somente em 2006, com a pressão dos(as) trabalhadores(as), organizados pelo Sindicato, que houve a publicação da Resolução SS 5, que instituiu e regulamentou as Comsats nas unidades da SES.