Notícia
Fala a verdade, a vida começa mesmo a ficar esquisita quando a gente deixa de ser criança, né? O contrário também é verdade, fica mais feliz, mais intenso, mais ‘vivo’ quem segue vendo o mundo com surpresa, você não acha?
Então, a gente aproveita que sábado é Dia das Crianças, para aproveitar um montão de dicas para quem quer se divertir, tirar a turma de dentro de casa ou da frente do celular para apresentar várias opções de diversão.
Porque não importa a idade, a gente sempre vai querer se divertir e sonhar com um tempo em que as coisas eram mais fáceis, autênticas e emocionantes.
Ah! E não esquece de mandar sua foto “Sextando” com as dicas do SindSaúde-SP.
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP.
Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
BRINCADEIRA
Polo Cultural Chácara do Jockey resgata brincadeiras ao ar livre
Futebol de botão, corrida de saco, cabo de guerra, futebol de botão. Além de música e muito mais é o que vai rolar no Polo Cultural Chácara do Jockey no domingo, em celebração ao Dia das Crianças. Tudo na faixa.
Quando: Domingo (13), a partir das 13h
Onde: Polo Cultural Chácara do Jockey
Rua Santa Crescência, 323 (Praça da Balança), São Paulo-SP
Quanto: Grátis
Com tema ‘Rua do Brincar’, Museu do Futebol tem programação especial
No Pacaembu, o Dia das Crianças vai oferecer à turma todas atividades como oficinas de slackline, parkour, skate, grafitagem, além, claro, de um campinho de futebol de rua, como nos tempos em que a gente perdia as tampas do dedão para o asfalto.
Quando: Sábado (12), das 10h às 17h
Onde: Museu do Futebol
Praça Charles Miller - Pacaembu, São Paulo-SP
Quanto: Grátis
Museu das Culturas Indígenas tem oficina de peteca
O Museu das Culturas Indígenas é mais um espaço que contará com uma programação imperdível no Dia das Crianças. Vai ter até oficina de criança de petecas, como Jaxuká Mirim, que falará aos participantes ainda as técnicas e materiais utilizados pelo povo Guarani e o papel desenvolvido pelo objeto na cultura dos povos originários.
Quando: Sábado (12), das 10h às 12h
Onde: Museu das Culturas Indígenas
Rua Dona Germaine Burchard, 451 - Água Branca, São Paulo
Quanto: Grátis (inscrição pelo site)
Museu da Língua Portuguesa tem brincadeiras e palhaçadas
Mas se depois de todas essas opções você ainda tiver pique (porque seus filhos e filhas certamente terão) para mais atividades, o Museu da Língua Portuguesa vai celebrar a criançada com uma programação que vai de performances circenses com mágica e palhaços até brincadeiras tradicionais como amarelinha. Tem também peças de teatro e barraquinhas de comida e bebida
Quando: Sábado (12), das 10h às 17h
Onde: Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz, 9 - Bom Retiro, São Paulo
Quanto: Grátis
Parque da Ciência tem experiência com animais
Outro equipamento da capital paulista que têm programação especial é o Parque da Ciência. No Museu Biológico, às 7 horas, quando as aves estão em plena atividade, tem o projeto #VemPassarinhar. É recomendável ir de calça comprida e calçados fechados e levar binóculo e câmera fotográfica. No Museu Biológico, das 9h30 às 10h10, o visitante poderá explorar o mundo das serpentes gigantes e conhecer curiosidades sobre esses animais.
Quando: Sábado (12), dia todo
#VemPassarinhar, no Museu Biológico, às 7h
Não é necessário se inscrever, basta comparecer no ponto de encontro
Serpentes gigantes, no Museu Biológico, das 9h30 às 10h10
Inscrição na recepção do Museu Biológico, a partir das 9h
Onde: Acesso pela portaria principal do Instituto Butantan
Av. Vital Brasil, 1500, Butantã, São Paulo-SP
Quanto: Grátis
CIRCO
Vila Itororó recebe espetáculo circense
Uma trupe realiza audições para completar o elenco do seu próximo show de cabaré e convida o público a demonstrar o talento. No espetáculo interativo “Cabaretize”, os expectadores e expectadoras podem tocar música, cantar, dançar, fazer malabarismo e muitos outros talentos.
Quando: Domingo (13), às 15h
Onde: Vila Itororó
Rua Maestro Cardim, 60 – São Paulo
Quanto: Grátis
MÚSICA
Barbatuques fazem aula-espetáculo na Pinacoteca
O grupo ‘Barbatuques’, que usa o corpo como ferramenta para compor os espetáculos, apresenta “aula-espetáculo” na Pinacoteca. Experiência única para pais e filhos se divertirem e descobrirem que não é preciso muito para fazer um som.
Quando: Sábado (12), às 15h
Onde: Pinacoteca – Edifício Pina Contemporânea.
Avenida Tiradentes, 273, Luz – Centro Velho de São Paulo
Quanto: Grátis
TEATRO
Porquinhos no Espaço fala sobre desenvolvimento sustentável
Uma família de porquinhos embarca numa viagem interestelar durante a qual discutem temas como a importância da conservação da natureza e da reciclagem. A peça que reúne manipulação de bonecos, fantasias e figurinos de grande produção.
Quando: Domingo (13), às 17h
Onde: Centro Cultural da Penha
Largo do Rosário, 20 – Penha de França, SP
Quanto: Grátis
“A última raposa do mundo” trata da solidão e das conexões
Tema que ganhou ainda mais destaque após a pandemia, a solidão segue assunto para crianças e adolescentes, mesmo na época das hiperconexões. Na peça “A última raposa do mundo”, uma raposinha-do-campo que sobreviveu a um apocalipse vive sozinha e coleciona smartphones sem bateria que encontra pelo caminho. Um dia, um deles toca.
Quando: Sábado (12), às 21h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita
Avenida Santos Dumont, 1770 – Santana, SP
Quanto: Grátis
CINEMA
Animação “Look Back” mostra a história de uma amizade a partir da paixão por mangás
Fujino e Kyomoto moram na cidade de Yasumizu. Donas de personalidades distintas, elas têm em comum a paixão por mangás e compartilham o desejo de desenhar quadrinhos.
Quando: Sábado (12), às 15h
Onde: Galeria Olido
Avenida São João, 473 – Centro, SP
Quanto: R$ 4
EXPOSIÇÃO
“Coração Ancestral” conecta público à África
A importância de referências negras a crianças de todas as raças, mas, em especial, às afrodescendentes, deu origem a políticas como a obrigatoriedade do ensino de história da África nas escolas. Uma forma de contribuir com essa formação é a cultura e o acesso a eventos como “Coração Ancestral”, exposição que traz obras pintadas à mão, artes digitais e fotografias influenciadas pela cultura negra no Brasil.
Quando: Sábado (12), das 10h às 18h
Onde: Arte Galeria Luís Guimarães
Rua Catão, 971c – Vila Romana, SP
Quanto: Grátis