Notícia
Dois ícones nordestinos e exposições, shows e filmes que remetem à cultura afrobrasilera. O final de semana está repleto de opções para quem quer mergulhar nas nossas raízes, especialmente aquelas que fogem aos padrões europeus.
O Sextou com o SindSaúde-SP traz hoje dicas de musicais, peça de teatro, shows, cinema e exposição para refletir e se divertir enquanto luta contra a escala 6 x 1. Afinal, como sempre dizemos, a cultura é uma das principais formas de falar de uma forma mais fácil sobre coisas difíceis.
Vem com a gente!
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é uma parceria da Secretaria de Imprensa e Comunicação com a Secretaria de Atividades Sociais e Culturais do SindSaúde-SP.
Para isso, contamos com a participação de todas e todos para divulgar atividades de todas as regiões do estado. Participe! Mande sua dica para [email protected].
Sarah Brasil apresenta no Tremembé, zona Norte de São Paulo, o show que faz parte do espetáculo musical “A Saga de Virgulino Ferreira, o Lampião”. No show, a artista utiliza a linguagem do cordel para contar a história de um dos maiores nomes da cultura nordestina em uma apresentação que é fruto de mais de dez anos de pesquisa.
Sábado, às 18h
Casa de Cultura Tremembé
R. Maria Amália Lopes Azevedo, 190 - Tremembé, São Paulo
Grátis
Também imperdível é o musical em cartaz no SESC 24 de Maio “O Admirável Sertão de Zé Ramalho”. A apresentação conta a história de um dos maiores artistas brasileiros, desde os primeiros passos da carreira em Campina Grande (PB) até a consagração com canções como “Admirável Gado Novo” e “Chão de Giz”.
Domingo, às 18h
SESC 24 de Maio - R. 24 de Maio, 109 - República, São Paulo
R$ 70
Iniciativa do grupo “Os Satyros”, companhia sediada na Praça Roosevelt, um dos lugares mais legais da cidade de São Paulo, o festival “Satyrianas” completa 25 edições com mais de 400 atrações e 78 horas de programação de artistas vindas de vários estados do Brasil, além de países como Argentina e Portugal. Neste ano, além de peças em teatros da região, o público também poderá assistir peças, shows e muito mais na Ocupação 9 de Julho. Nossa dica fica para o domingo, à 1h, no Espaço Parlapatões, com a exibição de “Cão” e para “Aberração”, meia hora depois, no Satyros.
Domingo – “Cão”, à 1h, no Espaço Parlapatões, e “Aberração”, às 1h30, no Espaço dos Satyros
Espaço Parlapatões – Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação – São Paulo
Espaço dos Satyros – Praça Franklin Roosevelt, 214
Grátis
Sábado tem cumbia com “Cumbia Calavera”, grupo latinoamericano que propõe uma releitura instrumental de cumbias clássicas e que apresenta também composições próprias. A apresentação acontece na Vila Itororó e tem como base a iconografia da Festa dos Mortos, que acontece no México.
Sábado, às 19h
Centro Cultural Vila Itororó – Rua Maestro Cardim, 60 – Bela Vista – São Paulo
Grátis
Música de baile é com a “Preto Soul” e a banda que resgata o som que rolava nos salões na década de 1970 até os anos 2000 se apresenta no domingo, no Butantã. Vai rolar de James Brown até Tim Maia, além de sons da nova geração.
Domingo, às 16h
Casa de Cultura Butantã – Av. Junta Mizumoto, 13 - Jardim Peri Peri – São Paulo
Grátis
Espaço de divulgação de clássicos como Thaide e Racionais Mcs também de novos nomes do Rap, o festival "Penha Rap", acontece desde este final de semana até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A dica fica para a apresentação do "Território Insólito", grupo que reúne os MCs Kaneda Mukhtar (Asfixia Social) e Bux THB.
Domingo, 19h
Centro Cultural Penha – Teatro Martins Penna - Largo do Rosário, 20 Penha de França
Grátis no link
O “Festival Negro de Cinema Nicho Novembro” chega à 6ª edição com produções de cineastras negros e que priorizam obras que discutam questões raciais. A atividade que acontece no Centro Cultural São Paulo. O encontro termina neste final de semana com a exibição de “Othelo, o grande”, “Gurufim na Mangueira” e a apresentação da cantora Xênia de França, na Sala Adoniran Barbosa
Sábado, a partir das 16h
“Otlhelo, o grande”, documentário sobre o ator Grande Otelo
“Gurufim na Mangueira”, documentário sobre o jovem músico e líder comunitário que morreu subitamente
Show de Xênia França, às 19h, na Sala Adoniran Barbosa
Centro cultural São Paulo – Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade, São Paulo
Grátis (ingressos on line ou presencialmente)
Muitas palavras que usamos como “moleque”, “bunda” e “moqueca” vem do quimbundo e o Museu da Língua Portuguesa resgata na exposição “Línguas africanas que fazem o Brasil” a herança da cultura africana no português brasileiro. Mais uma ótima opção para o feriado.
Domingo, das 9h às 16h30
Museu da Língua Portuguesa - Praça da Luz, s/nº - Portão 1 – São Paulo
R$ 24 (ingressos disponíveis no link)