Notícia
O SindSaúde-SP garantiu o compromisso da gestão do Instituto de Infectologia Emílio Ribas (IIER) em instituir novas eleições para a Comissão de Saúde de Trabalhador (Comsat) do equipamento e de regularizar e publicar a escala anual dos profissionais com antecedência.
O acordo foi firmado durante mesa de negociação mensal do sindicato, realizado na última terça-feira (25), que contou com a participação do diretor regional do SindSaúde-SP, José Carlos Sales, e da delegada sindical de base, Dora Maria Correa. Pelo IIER estavam a diretor do Hospital, dr. Luiz Carlos Pereira Jr.; a diretora de Recursos Humanos, Maria Lúcia Alves; da diretoria de RH, Carlos Alberto; da diretoria de Enfermagem Roberto Oliveira dos Santos; a enfermeira do Trabalho, Cleide Guerra; e o diretor de Enfermagem, Jurini Valdisi; e da diretoria do Sesmet, Rozania Sueli e Denis José Fumegali.
Comsat
“Desde a pandemia de Covid-19, estamos sem uma comissão que atuasse efetivamente e não foram realizadas novas eleições. Por isso, negociamos que essa política de saúde do trabalhador seja retomada no Emílio Ribas”, explicou Sales.
O SindSaúde-SP ajudará na divulgação das eleições e na importância dos(as) trabalhadores(as) de participarem da Comsat. O calendário das inscrições e data das eleições serão divulgados em breve pelo IIER e pelo SindSaúde-SP.
A Comsat é um importante instrumento de organização para promover melhoria das condições de saúde, qualidade de vida e trabalho, além de ter o papel de integrar as políticas de prevenção. A Comsat também tem a responsabilidade de investigar, discutir e lutar contra condições insalubres, inseguras e perigosas.
Escalas
Os(as) trabalhadores(as), principalmente os(as) profissionais da enfermagem procuraram o SindSaúde-SP, pois estavam insatisfeitos e apontavam que trabalhavam horas a mais do que permite a jornada.
Após pouco mais de 1 ano e meio de negociação com o instituto, o sindicato conquistou a regularização das escalas e a prévia divulgação da escala anual, garantindo o número de folgas para que os(as) trabalhadores(as) não ultrapassem a jornada de 1.440 horas anuais para quem tem jornada de 30 horas semanais.
Com a negociação estabelecida, a partir de março deste ano o instituto se comprometeu em colocar o resultado do estudo de jornada de escalas de plantões de prática e com um mecanismo que os profissionais possam acompanhar o número de horas trabalhadas.
Além disso, o IIER informou que após a publicação do Decreto do Governador, que determinará os pontos facultativos anuais para 2026, o que costuma ser na segunda quinzena de dezembro, irá divulgar a escala de plantões anual para conhecimento dos(as) profissionais.