Notícia
Trabalhadores e trabalhadoras da saúde, organizados pelo SindSaúde-SP e pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), participarão da Marcha da Classe Trabalhadora, em Brasília, no dia 29 de abril, para exigir a regulamentação da jornada de 30 horas para todos(as) os(as) profissionais da saúde no país.
Se aprovada, a proposta encerrará a disputa judicial sobre a aplicação do Piso Nacional da Enfermagem. Além de atender à categoria da enfermagem, a medida garantirá equidade ao incluir profissionais excluídos pelo governo paulista.
Em São Paulo, a jornada de 30 horas foi conquistada pela área técnica em 1997, graças à mobilização do SindSaúde-SP. Em 2013, o benefício foi estendido aos servidores da Lei nº 1.080/2008, da Administração Direta, após intensa ocupação da Alesp. No entanto, o governo deixou de fora os celetistas e parte dos(as) municipalizados(as). A regulamentação nacional eliminaria essas disparidades e garantiria o direito a todos(as), tanto no estado quanto em nível nacional.
A revogação da Lei das Terceirizações também será uma das bandeiras dos manifestantes da saúde, com o objetivo de barrar o processo de entrega de verba pública ao setor privado, por meio de organizações sociais. O SindSaúde-SP defende a abertura de novos concursos públicos e a convocação dos(as) já aprovados(as), para suprir as demandas da população e acabar com a sobrecarga dos(as) trabalhadores(as).
O SindSaúde-SP e a CUT também levarão a Brasília pautas como a valorização do serviço público, a isenção do Imposto de Renda para quem recebe até R$ 5 mil por mês e o fim da escala 6x1, com redução de jornada sem corte salarial.
A concentração ocorrerá a partir das 8h, no estacionamento do Teatro Nacional, na Praça da Cidadania, próximo à rodoviária. A plenária começa às 9h, com atualização da pauta trabalhista. A marcha pelas ruas de Brasília está prevista para começar às 10h30, com dirigentes e militantes do SindSaúde-SP levando as reivindicações da categoria ao centro do poder federal.
Programação – Marcha da Classe Trabalhadora
Data: 29 de abril (terça-feira)
Local: Estacionamento do Teatro Nacional / Praça da Cidadania, Brasília – DF
Horário:
8h – Concentração
9h – Plenária da Classe Trabalhadora
10h30 – Saída em marcha pelas ruas de Brasília