Notícia
Mês de maio tem duas coisas legais. Primeira, por ser o mês em que celebramos a importância da classe trabalhadora, a cidade traz diversas atrações, de shows a filmes que tratam da vida laboral. Segunda é estar pertinho de junho, quando começam as festas juninas e a gente se prepara para se divertir e comer muito bem.
Mas, apesar de as primeiras barracas já pintarem pela capital paulista, hoje ainda não vamos falar disso. Na nossa lista de dicas temos a Mostra Retrospectivas do Trabalho, com uma obra-prima do diretor estadunidense Spike Lee, e uma festival de rua que acontece duas vezes por ano em Pinheiros, pertinho da sede do sindicato.
Também temos dicas de teatro e música. Vem com a gente!
Vem com a gente!
O “Sextou com o SindSaúde-SP” é a revista cultural semanal do SindSaúde-SP, que conta com você para trazer dicas. Mande as da sua região para nosso e-mail: [email protected] e se participar de alguma das nossas indicações, mande uma selfie pra gente pelas redes sociais.
FESTA DE RUA
O Festival Pinheiros é organizado por comerciantes da região e reúne comida, muito jazz, atividades para crianças, adultos e pets, tudo ao ar livre. A programação começa às 10h e segue até às 18h do domingo e inclui até oficinas e descida de carrinho de rolimã numa das regiões mais movimentadas de cidade.
Domingo (18), a partir das 10h
Estação Fradique Coutinho – Rua dos Pinheiros, 623, Pinheiros - São Paulo
Grátis
TEATRO
Em “Quando os olhos se levantam”, quatro caminhantes percorrem lugares e histórias da América Latina em uma espécie de busca viagem-viagem por pertencimento. O espetáculo trata de temas como o lastro da colonização a diversidade dos povos, além de refletir sobre os imigrantes e fronteiras.
Sábado, às 21h
Teatro Arthur Azevedo – Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca
Grátis
A intervenção “Negras, Mulheres e Mães”, em cartaz no Centro Cultural da Juventude, resultado do trabalho do Coletivo Kizomba pra Preto, mergulha no universo feminino para narrar histórias de mulheres pretas que inspiram. Baseado na obra da professora Terezinha Bernardo, o projeto Negras, Mulheres e Mães cria uma sinergia entre as yabás, as Orixás femininas da nação Ketu e mulheres do dia a dia.
Domingo (18), às 16h
Centro Cultural da Juventude – Avenida Deputado Emílio Carlos, 3641 – Vila dos Andrades
Grátis
FESTIVAL
Parte do Festival Astral, a vivência cultural comandada por grupos da etnia Fulni-ô permitem o conhecimento sobre a diversidade presente na cultura dos povos originários que formaram o Brasil. No sábado, a atividade às 15h proporciona ao público uma experiência única por meio de rodas de conversa, danças e cantos na língua Yathê, além de pintura corporal e oficinas de artesanato com palha de Ouricuri. Às 17h tem o “Canto das Matas” com Camilá Sá, artista e compositora de raízes nipo-caboclas nascida no ABC Paulista.
Sábado, a partir das 15h
Teatro Flávio Império - R. Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba
Grátis
COMIDA
Tradicionalíssimo, o festival de sopas do CEAGESP é uma ótima pedida para a frente fria que tomou conta da capital. Por R$ 65 é possível saborear à vontade preparos que vão do caldo de piranha até canja de gainha e sopa de cebola dentre quase uma dezena de opções
Domingo, 18h às 23h30
CEAGESP – Av. Dr. Gastão Vidigal, 1946 - Portão 4 da Ceagesp – Vila Leopoldina
R$ 65
CINEMA
No mês das trabalhadoras e trabalhadores, o SESC promove a Mostra Perspectivas do Trabalho com a exibição de filmes que tem a classe trabalhadora como protagonista. Neste domingo, o filme escolhido é “Faça a coisa certa”, uma das principais obras da filmografia de Spike Lee. Não bastasse a oportunidade de rever o título que completa 35 anos, a exibição será acompanhada pela Banda Mental Abstrato que faz a trilha sonora ao vivo da história que trata de um embate entre o proprietário de uma pizzaria no Brooklyn e seu funcionário, em meio a tensões raciais e questões de identidade.
Domingo às 18h
SESC Consolação – Rua Dr. Vila Nova, 245 - Vila Buarque, São Paulo