Sindicato da Finlândia conhece trabalho do SindSaúde-SP
Sindicato de

Luta e Conquistas!


    Sindicato da Finlândia conhece trabalho do SindSaúde-SP
    Autor: Mayra Castro - ISP
    30/06/2025

    Crédito: SindSaúde-SP

    Durante visita ao Instituto da Criança e do Adolescente, uma das unidades do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), a representante do Centro de Solidariedade Sindical da Finlândia (SASK), Anna Perttula, conheceu de perto a atuação sindical de base do Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo (SindSaúde-SP), filiado à Internacional dos Serviços Públicos (ISP). 

    Perttula, Especialista em Transição Justa da SASK, contou que a visita foi muito interessante e importante para compreender a realidade do serviço público de saúde no Brasil, como funciona um hospital público de alto nível e como os sindicatos do setor da saúde atuam com suas bases e enfrentam os desafios atuais. “Os afiliados da ISP realizam um trabalho extraordinário de representação e diálogo com os empregadores. É evidente que a privatização da saúde é um fenômeno crescente, que se manifesta desde a base, e é algo que os sindicatos, juntamente com a ISP, precisam enfrentar de forma unida e estratégica para proteger serviços públicos de qualidade”, disse.  

    Para a secretária-geral do SindSaúde-SP Janaína Luna, que acompanhou a visita, o momento representou mais do que uma troca de experiências. “Essa atividade simboliza a construção da solidariedade internacional entre trabalhadores da saúde. Em um momento em que os serviços públicos estão sob ataque, tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo, é fundamental mostrar como nos organizamos, resistimos e lutamos por direitos, por condições dignas de trabalho e por um Sistema Únicos de Saúde 100% público e de qualidade”, contou a dirigente. 

    A SASK atua em parceria com a ISP e outras federações sindicais globais no fortalecimento do movimento sindical e na promoção do trabalho decente, com foco na redução da pobreza e da desigualdade nos países em desenvolvimento. No Brasil, o SindSaúde-SP, a Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE) e outros sindicatos de trabalhadores da saúde filiados à ISP integram o projeto de cooperação promovido pela federação com o apoio da SASK, que tem como objetivo ampliar os direitos das e dos profissionais da saúde na América Latina. 

    “Em 2025, já realizamos duas atividades importantes no âmbito desse projeto: o encontro nacional do Comitê de Mulheres da ISP, no qual debatemos ações de incidência para enfim conseguirmos a aprovação do Projeto de Lei para a ratificação da Convenção 190 da OIT e a política nacional de cuidados aprovada em dezembro de 2024. Ao longo deste ano, ainda estão previstas outras três ações importantes com temas relacionados à Convenção 151 e estratégias de sindicalização, além da realização de uma audiência pública dedicada à ratificação da Convenção 190”, contou o secretário sub-regional para o Brasil da ISP, João Cayres. 










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não