Notícia
Última semana de agosto, mês muitas vezes considerado interminável, mas que desta vez parece ter passado rapidinho. Foi assim também por aí?
Na nossa agenda cultural dessa semana o lance é teatro: para começar, tem discussão sobre a ideia de amor romântico nos palcos, espaço onde também rola uma adaptação para a cultura indígena de “Romeu e Julieta”. Nossas dicas também incluem a exibição gratuita do filme Super Man ao ar livre e samba para os Orixás na São Paulo Escola de Teatro.
Vem com a gente!
“6tou com o SindSaúde-SP” é uma coluna cultural que conta com você para trazer seis dicas toda semana. Mande as atividades da sua região para nosso e-mail: [email protected] e se participar de alguma das nossas indicações, mande uma selfie pra gente pelas redes sociais.
MÚSICA
Além de um espaço formador para o universo teatral, a SP Escola de Teatro também abre as portas para outras linguagens como a música. Sorte nossa, porque hoje Tâmara David, cantora, compositora e coordenadora do curso de Sonoplastia da Escola, apresentará “Cantos D’Alma Negra (Entre Sonhos, Sambas e Lutas)”. A apresentação mistura músicas de tradição afro-brasileira com composições autorais e retratam os Orixás, divindades do panteão iorubano, e a vida das mulheres negras brasileiras.
Quando: Sexta, às 20h30
Onde: São Paulo Escola de Teatro | Praça Franklin Roosevelt, 210 – Bela Vista – São Paulo
Quanto: R$ 40
O ex-integrante dos Titãs Paulo Miklos se apresenta com a Orquestra Sinfônica de Botucatu neste domingo, como parte do Festival Multicultural 2025 de Sorocaba, em um show que deixar contar com canções da carreira solo e claro, clássicos da banda que recentemente correu o Brasil em turnê de reencontro.
Quando: Domingo, às 20h
Onde: Parque das Águas | Rua Antônio Joaquim Santana, s/n - Jardim Maria do Carmo – Sorocaba
Quanto: Grátis
TEATRO
Tá, já sabemos que não vamos conseguir falar corretamente sem ajuda o nome desta peça, “ TɨSADɨARÍ MA’SÔ, que que significa pessoas que se amam na língua tukano, falada por povos indígenas no noroeste do Amazonas. Mas a proposta é muito original e vale a pena conhecer a apresentação que traz uma releitura indígena de “Romeu e Julieta”, de William Shakespeare. Nela, Romeu é um jovem paulista da família Marinho e Julieta, uma jovem indígena da etnia Tariano.
Quando: Sábado, às 20h
Onde: Centro Cultural Penha | Largo do Rosário, 20 – Penha – São Paulo
Quanto: Grátis
O título, “Adulto”, já revela que a proposta da peça é falar do tema com a maturidade e a transparência que o lance demanda. A obra narra a vida de dois casais que enfrentam de maneiras opostas questões como traição, monogamia, machismo, maternidade e dinheiro. Enquanto um passa por uma crise conjugal, o outro traz reflexões provocativas sobre a ideia do amor romântico na vida adulta.
Quando: Domingo, às 18h
Onde: Teatro do Sesc Ipiranga | Rua Bom Pastor, 822 – Ipiranga – São Paulo
Quanto: R$60
EXPOSIÇÃO
Imagina você que resolve ir a uma exposição para sair um pouco de celular e cai numa instalação sobre...memes! Pois “MEME: no Br@sil da memeficação” mistura humor, arte contemporânea e crítica social em uma experiência, no mínimo, muito divertida
Quando: Domingo, das 9h às 20h
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil | R. Álvares Penteado, 112 – Centro de SP
Quanto: Grátis
CINEMA
Caso ainda não tenha conseguido assistir o elogiado “Superman” ou queria revê-lo de uma maneira bem diferente, o Centro Cultural São Paulo teve uma ideia ótima e exibe a obra ao ar livre e de graça! A sessão acontece na noite de sábado e os ingressos serão distribuídos uma hora antes. Então, chega cedo para ver a película que traz um olhar mais pessoal sobre o super-herói e bebe na fonte diretamente dos quadrinhos para recontar a história.
Quando: Sábado, às 19h30
Onde: Centro Cultural São Paulo | Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade – São Paulo
Quanto: Grátis