Ipea divulga estudo sobre desenvolvimento em 11 países
    Autor: Agência Brasil
    19/11/2008

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulga hoje (19) o estudo Desenvolvimento e Experiências Internacionais Comparadas. O pesquisador Milko Matijascic apresenta os dados em entrevista coletiva às 9h, no auditório do Ipea.

O trabalho faz uma comparação das últimas três décadas de desenvolvimento do Brics - grupo formado pelo Brasil, Rússia, Índia e Chin - dos Estados Unidos, México, Alemanha, da Espanha, Finlândia e da Argentina. Em um grupo de 11 países selecionados, apenas o Brasil, a África do Sul, o México e a Alemanha reduziram desigualdades de renda entre os trabalhadores no período de 1990 a 2005.

Em dez dos 11 países, as doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer são as principais causas de morte. A exceção é a África do Sul, onde a aids dispara. Na Índia, destacam-se as doenças parasitárias e infecciosas. O Brasil é o primeiro em mortes violentas; a Alemanha, o último.