Exposição Anistia 30 anos: uma visita à história recente do Brasil
Autor: Fundação Perseu Abramo
28/08/2009
Crédito Imagem:
A Fundação Perseu Abramo traz a público a exposição virtual Anistia 30 anos - Por verdade e justiça. São fotos, cartas, desenhos e depoimentos do acervo do Centro de Memoria Sérgio Buarque de Holanda, pedaços da memória dos que se foram e dos que sobreviveram na luta por um país mais justo.
A exposição percorre os diferentes momentos políticos e a mobilização da sociedade no enfrentamento das arbitrariedades cometidas pelos detentores do poder, recordando episódios chave da caminhada pela democracia e pela justiça, ontem e hoje.
Em 1979 estimava-se haver no Brasil cerca de 200 presos políticos, 130 banidos, 4.900 punidos por atos de exceção, 260 estudantes atingidos pela o artigo 477 e 10 mil exilados. Apesar das limitações da lei, entre presos, cassados, banidos, exilados ou simplesmente destituídos dos seus empregos, a beneficiou cerca de 4.700 pessoas e a volta dos exilados e a libertação dos presos deu um impulso ainda maior ao processo que desembocou no final da ditadura militar: a criação do PT, a fundação da CUT, as vitórias da oposição nas eleições de 1982 e, em especial o movimento das Diretas Já deixaram claro que os brasileiros estavam fartos da ditadura militar, que se encerrou com a saída do último general presidente em 1985.
http://www.fpa.org.br/portal/modules/news/index.php?storytopic=1828
Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.