Tucano deixou de aplicar R$ 25 milhões no Saúde da Família
    Autor: Brasília Confidencial
    14/04/2010

Um dos últimos atos do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), antes de renunciar ao cargo para disputar a Presidência da República, golpeou mais uma vez o programa federal Saúde da Família – e a população. Em decreto assinado no dia 31 de março, Serra retirou R$ 3,8 milhões do programa remanejando os recursos para a compra de imóveis pela área administrativa.

Incluindo ações que beneficiam crianças, mulheres, a saúde mental e o controle da tuberculose, da hipertensão e do diabetes, o Saúde da Família foi boicotado ao longo dos 33 meses do Governo Serra. Levantamento da bancada do PT na Assembleia informa que, entre 2007 e 2009, o governo tucano deixou de aplicar R$ 25 milhões no programa.

No ano passado, a previsão orçamentária para o Saúde da Família era de R$ 34 milhões, mas não saiu nenhum centavo dos cofres estaduais. Os recursos gastos em 2009 foram assegurados pelo Governo Lula, que aplicou R$ 43,6 milhões em ações do programa em São Paulo, nos três anos em que Serra governou o estado.