Novo Código de Ética Médica
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    20/04/2010

Entrou em vigor dia 13 de abril o novo Código de Ética Médica.

São 14 capítulos e 118 artigos que tratam dos direitos dos pacientes e dos médicos, da responsabilidade profissional, relação com pacientes e familiares, doação e transplante de órgãos, relação entre médicos, sigilo profissional, prontuários, pesquisa e publicidade médica.

O novo documento substitui o Código anterior, em vigor desde 1988.

O novo Código, além de levar em conta o progresso científico e a evolução da medicina, se posiciona sobre grandes temas éticos da atualidade, que envolvem transplantes de órgãos, ensaios clínicos, pacientes terminais, reprodução assistida e manipulação genética.

Confira abaixo o novo Código e um Folheto publicados pelo Conselho Federal de Medicina. Veja também os destaques feitos pelo SIMESP e repercussão em matéria da revista Carta Capital.
Código capa.pdf

Código miolo.pdf