Sindicato unido e forte
desde 1989


    Demissões no HC/SP: próxima assembleia 13/05
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    10/05/2010

    Crédito Imagem:

    Os trabalhadores do Hospital das Clínicas de São Paulo realizarão assembleia quinta-feira, 13/05, às 12 horas, na Praça da Alegria, conhecida pelos funcionários como Praça da Tristeza, em frente ao prédio da Administração do HC, para debater e encaminhar ações em defesa dos trabalhadores que correm risco de demissão.

    Entre os pontos defendidos pelo SindSaúde-SP e associações de funcionários do HC estão:

    Defesa da posição do MPT: Saída das fundações
    Não anulação dos contratos de trabalho e garantia dos direitos dos trabalhadores
    Prazo de 2 anos para regularização dos trabalhadores através de concurso público, a partir da decisão judicial
    Manutenção das 30 horas para todos
    Garantia e pagamento imediato do Prêmio de Incentivo

    Entenda o caso

    A Fundação Faculdade de Medicina (FFM) poderá demitir todos os funcionários complementaristas e fundacionais lotados no complexo do HC, se a justiça do trabalho acatar pedido do Ministério Público do Trabalho (MPT).

    Essa medida é consequência de um processo aberto pelo MPT questionando o HC pela forma de contratação de pessoal, caracterizada como terceirização da área fim e constitucionalmente ilegal.

    O SindSaúde-SP concorda que todos os trabalhadores devam ser contratados diretamente pelo HC através de concurso público. Porém entende que de uma hora para outra os trabalhadores da FFM não podem ficar desempregados nem os trabalhadores do HC sem a complementação salarial por um erro da administração. Além disso, as demissões podem criar um caos no atendimento ao usuário.

    Desde que a ação do MPT começou a tramitar na justiça, o SindSaúde-SP e as associações do HC estão mobilizando os trabalhadores. Foram realizadas duas assembleias, 15/04 e 22/04, que deliberou nova assembleia para dia 13/05, com possibilidade de ser decretado estado de greve. No dia 05/05, o SindSaúde-SP e associações de funcionários do HC se reuniram para organizar a mobilização da categoria.

    As entidades também acompanham o julgamento. Na audiência do dia 20/04 não houve acordo entre o Ministério Público e a superintendência do hospital. O SindSaúde-SP e a ASHC solicitaram à juíza participação no processo como representantes dos trabalhadores. O pedido foi rejeitado, porém a juíza disse que levará em conta a argumentação constante nos documentos entregues pelo SindSaúde-SP ao tribunal. O julgamento da ação será dia 19/05.

    Próxima atividade:
    Assembleia dos funcionários do HC
    13/05/2010 - 12 horas
    Praça da Tristeza – HC/SP









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não