CULTURA: Coletivo da CUT/SP realiza seu primeiro seminário
    Autor: CUT/SP
    14/06/2010

“Uma semente que germinou e está crescendo”, assim definiu Adi dos Santos Lima, Presidente da Central Única dos Trabalhadores do Estado de São Paulo, o coletivo de cultura da CUT/SP, idealizado por ele, no primeiro seminário para debater o tema.

A mesa de abertura contou com a participação do Coordenador do coletivo de Cultura da CUT/SP e presidente do SindSaúde-SP, Benedito Augusto de Oliveira, do Secretário Geral da CUT/SP, Sebastião Cardozo e da Secretária Geral do Sindicato dos Bancários, Raquel Kacelnikas.

Benedito Augusto de Oliveira ressaltou a qualidade da produção artística dos trabalhadores. “Nosso povo sempre fez música de qualidade, um exemplo disso é o samba e o hip-hop, e a burguesia se apropriou disso e começou a comercializar”. Para o coordenador do coletivo, é necessário o diálogo com a sociedade, com as universidades e com o movimento sindical, para que as pessoas se sintam incluídas como cidadãos.

Sebastião Cardozo afirmou que o objetivo do coletivo é difundir e resgatar a cultura que os trabalhadores produzem. “Aqui no Brasil o povo é educado para entender que a cultura é realizada pela elite, e nós temos que debater a cultura na sua plenitude, pois sabemos que a classe trabalhadora produz muita coisa boa e não tem oportunidade para apresentá-la”.

Para fazer parte da primeira mesa de debate foram convidados o representante do Ministério da Cultura e Coordenador do Plano Nacional da Cultura, Maurício Dantas, e o Professor do Instituto de Artes da UNESP, Alberto Ikada.

Dantas parabenizou a Central pela iniciativa e pediu para que o movimento sindical faça pressão sobre os parlamentares para que seja colocada na pauta a votação do Vale Cultura. Ele também abordou a necessidade da reforma da Lei Rouanet. “Através da lei atual, as empresas privadas se utilizam de dinheiro público por meio de renúncia fiscal para realizar marketing pessoal e dizer que são patrocinadoras da cultura, decidindo o que devem ou não apoiar”, contesta.

Durante o encontro, os integrantes do coletivo recitaram poemas, cantaram e fizeram pequenas apresentações. O poeta da região do Vale do Ribeira, Júlio César, emocionou os companheiros quando declamou um poema de Vinícius de Moraes, intitulado de Operário em Construção.

O presidente da CUT/SP, Adi dos Santos Lima, encerrou a atividade enaltecendo a capacidade artística dos trabalhadores e reafirmando o compromisso da CUT/SP e CUT Nacional no apoio ao coletivo.

Na parte da tarde, foram realizados trabalhos em grupos e uma nova reunião foi agendada para o próximo dia 17.

O encontro foi realizado na terça-feira, (08), no Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, que teve a presença de representantes de diversos sindicatos.