Desmonte do Ipiranga
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    13/07/2010

O SindSaúde-SP realizou hoje de manhã um mutirão de mobilização de trabalhadores e usuários no Hospital Ipiranga.

O ambulatório e o pronto-socorro foram fechados para reforma que deve durar cerca de três meses. O atendimento foi transferido para o 2º andar. Os pacientes – pré natal e demais especialidades - estão sendo atendidos num mesmo espaço. Como não há rampa de acesso, gestantes, cadeirantes e demais usuários chegam ao local pelo elevador de serviços que transporta diariamente roupa suja, lixo hospitalar e corpos.

A triagem está sendo feita na entrada do hospital. Isso significa que os usuários, inclusive os idosos, aguardam em pé na fila de espera do lado de fora sob sol, frio ou chuva. Um segurança faz a vez do médico quando ele é chamado para um atendimento. Casos considerados menos graves são encaminhados para um AMA da região. O SindSaúde-SP questiona a precariedade e o descaso do hospital, ressaltando que em caso de falha da triagem o paciente corre risco maior de morte.

A Comissão Sindical de Base do SindSaúde-SP no hospital vai mapear as condições de trabalho atuais e elaborar uma carta aberta denunciando para a população o desrespeito e o descaso do governo do estado.