Riversul: acordo com Prefeitura
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    16/07/2010

Em reunião dia 14 de julho, o SindSaúde-SP, representando os trabalhadores municipais da saúde de Riversul, negociou e acordou com a Prefeitura a instalação de uma mesa de negociação permanente para tratar das reivindicações da categoria.

O SindSaúde-SP passou a representar os municipais da saúde por deliberação de assembleia, realizada dia 29 de abril na Câmara Municipal. Também foram eleitos representantes locais e delegados sindicais de base no município os trabalhadores Valdecir Rosa e Araci de Arruda.

Melhoria das condições de trabalho; diária dos motoristas; banco de horas (horas extras); adicional noturno; mesa de negociação permanente e desconto em folha dos municipais filiados ao SindSaúde-SP foram as primeiras reivindicações debatidas com a prefeitura.

Conheça o encaminhamento para cada ponto.

Melhoria das condições de trabalho
    O prefeito se comprometeu a entregar os EPI (equipamento de proteção individual) aos trabalhadores no prazo de 30 a 60 dias.

Diária dos motoristas
    O prefeito informou que esteve na DRS Sorocaba para avaliar o modelo usado no estado e vai adotar o mesmo no município.

Banco de horas (hora extra)
    O prefeito vai preparar um estudo que será encaminhado para apreciação da Câmara Municipal.

Adicional noturno
    O prefeito se comprometeu a encontrar uma forma de pagar o adicional.

Mesa de negociação permanente
    O prefeito concordou com a reivindicação e vai instalar um sistema de negociação permanente com os trabalhadores da saúde nos moldes da Mesa Nacional de Negociação.

Desconto em folha dos municipais filiados ao SindSaúde-SP
    O prefeito providenciará o desconto dos filiados assim que o Sindicato entregar a documentação necessária.

O SindSaúde-SP, representado por Maria Aparecida Brazil, diretora da região de Itapeva, Maria Aparecida Cornaccini, diretora da Secretaria de Formação, Selma Maria Silva dos Santos, diretora da região Norte II da Capital e conselheira do Conselho Municipal de Saúde da Capital, e os delegados sindicais de base em Riversul, Valdecir Rosa e Araci de Arruda Filha, foi recebido no dia 14 pelo prefeito Marcelino José Biglia, e pelo chefe de gabinete, João Junior.

A mesa é um espaço democrático em que as reivindicações podem ser debatidas de forma regrada, entre os representantes dos trabalhadores e da administração pública, chegando-se a acordos que atendam as partes e conseqüentemente melhorem os serviços públicos prestados. O sistema implementado no âmbito federal mostra que a negociação coletiva no setor público é possível e traz benefícios a todos – gestores, trabalhadores públicos e usuários dos serviços.

A instalação de uma mesa de negociação permanente em Riversul é um grande avanço da luta dos trabalhadores em defesa de seus direitos, da democratização das relações do trabalho e demonstra a sensibilidade do governo municipal no trato das questões trabalhistas.

A primeira mesa de negociação permanente entre o SindSaúde-SP e representantes da Prefeitura acontecerá na 2ª quinzena de agosto.