Demissão dos Lei 500: mobilização continua
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    21/09/2010

Os trabalhadores da saúde realizaram hoje, 21/09, assembleia continuando a mobilização contra as demissões dos contratados pela Lei 500, admitidos entre 02/07/2007 e 17/07/2010.

No dia 15/09, o SindSaúde-SP se reuniu com a chefe de gabinete e o coordenador de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde que reafirmaram não haver interesse por parte da secretaria em demitir esse pessoal. Apesar de cientes da sentença, a Secretaria aguarda ainda a notificação oficial da decisão.

A Justiça cassou a liminar do SindSaúde-SP que garantia a permanência desses trabalhadores que poderão ser demitidos a qualquer momento, após a publicação da decisão no Diário Oficial, de acordo com a conveniência do governo do estado.

No entendimento do SindSaúde-SP, a sentença judicial diz que o secretário tem a prerrogativa de demitir se não houver necessidade desse pessoal. Como a falta de pessoal na rede estadual é evidente, o secretário não teria que demitir.

Assim que a sentença cassando a liminar for publicada no Diário Oficial, o SindSaúde-SP entrará com um embargo para garantir o emprego desses trabalhadores até o julgamento do caso.

Quando a Secretaria for chamada pela justiça para se posicionar, o SindSaúde-SP buscará formalizar um acordo por escrito garantindo o emprego desses trabalhadores pelo menos até o julgamento do caso que, segundo os advogados do Sindicato, pode demorar uns três ou quatro anos.

Mas mesmo que se consiga um acordo por escrito, a mobilização tem sido o principal trunfo dos trabalhadores que têm consciência do fato de estarmos em período eleitoral e o que menos interessa ao governo é protesto de trabalhador.

Assembleia
    28/09/2010 – terça-feira - 10 horas