Sindicato unido e forte
desde 1989


    Sincero, com fundamento e uma dose de humor
    Autor: Rede Brasil Atual
    10/10/2010

    Crédito Imagem:

    Um infográfico com dados e tabelas comparativas entre os governos. Ilustrações de Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso e seus indicados à Presidência da República, respectivamente José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O autor da peça é Bruno O. Barros, o IlustreBOB, um designer e ilustrador profissional de 28 anos, residente no Rio de Janeiro (RJ) que resolveu agir e criar uma peça "viral" sobre a campanha, diante dos e-mails e correntes com boatos e informações mentirosas sobre Dilma e o PT (http://ilustrebob.com.br/ ).

    O infográfico é um material limpo e direto, com base em dados oficiais como estudos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O "anti-spam" foi publicado e circulou por blogues, perfis no Twitter e por e-mails na sexta-feira (8).

    Eleitor da candidata governista, Bruno concedeu entrevista à Rede Brasil Atual. Sem ter qualquer relação profissional com a campanha da petista, o designer lembrou-se de infográficos criados nos Estados Unidos durante a campanha presidencial de 2008, trazendo desmentidos a ataques contra Barack Obama, candidato democrata que se sagraria vitorioso naquela disputa. Diferentemente de lá, lembra Bruno, nenhuma peça do gênero circulou para defender Dilma no primeiro turno. Era hora de agir.

    "Confesso que fiquei surpreso em ver que o PT ignorou sistematicamente essa campanha viral da oposição durante todo o primeiro turno", relata Bruno. "Viral" é o termo que descreve como algumas peças publicitárias ou partidárias são distribuídas pela internet. O fenômeno assemelha-se à disseminação de um vírus, o equivalente à troca de informações "boca a boca", mas acelerado e potencializado pela velocidade da internet.

    Assim que alguém recebe um material com o qual concorda, repassa a amigos e parentes, seja por e-mails, instaurando correntes, seja em blogs, no Twitter ou em outras redes sociais.

    Bruno apostava que não era o único a sentir necessidade de um material assim. "Eu sabia que o infográfico ia viralizar rápido pela internet. Nem me preocupei em enviar para ninguém, simplesmente postei no meu portfólio e mandei umas duas mensagens no Twitter avisando", resume.

    "Eu senti que havia um grupo de pessoas extremamente organizado espalhando pela internet boatos maldosos sobre a candidata que eu acredito ser a melhor opção para o país. Há uma clara agenda da oposição em difamar Dilma da forma mais suja e subterrânea possível — através de correntes e spams." – Bruno O. Barros, o Ilustre BOBA estratégia deu certo. "Em menos de 12h o infográfico já tinha se transformado num viral", comemora.

    Com mais dois rascunhos nessa linha, mas tendo de driblar a falta de tempo, tomado por um doutorado e por tarefas de ilustrador autônomo, Bruno explica onde mirar: "Eu sinto que todos os spams sujos anti-Dilma têm um tom de filme de terror "a la" Regina Duarte. Eu gostaria de ver os virais pró-Dilma com um tom mais leve, objetivo e divertido".

    Anselmo Massad, Rede Brasil Atual









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não