Programas sociais reduzem homicídios em SP
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    31/12/1969

Programas sociais e patrulhamento diminuíram a violência A Prefeitura de São Paulo e a Secretaria Estadual de Segurança Pública disputam, cada uma ao seu modo, a responsabilidade pela queda no índice de homicídios na Capital.

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade divulgou ontem estudo relacionando a redução na taxa de homicídios com a implementação dos programas sociais da Prefeitura. O estudo aponta uma redução de 27,8% nas mortes, entre 2001 a 2003, nos 13 primeiros distritos (Anhangüera, Brasilândia, Capão Redondo, Cidade Tiradentes, Grajaú, Iguatemi, Jardim Ângela, Lageado, Marsilac, Parelheiros, Sacomã, São Lucas e Vila Prudente) atendidos pelos programas de transferência de renda. “Os programas têm papel preventivo no combate à violência. Percebemos uma queda na taxa de homicídios, desde 2001, nos distritos que receberam os benefícios”, disse o secretário Márcio Pochman.

Já para a Secretaria Estadual da Segurança Pública, a redução no número de homicídios é resultado do trabalho de policiamento preventivo desenvolvido pela PM. De acordo com a nota da secretaria, fatores como renda e desemprego têm relação principal com a prática de crimes contra o patrimônio (roubo e furto) e menor ligação com os homicídios.

Font: Diário de S. Paulo