Carta Aberta - Campanha Salarial
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    26/04/2004

Companheiro(a), como sempre em nossa campanha salarial, o nosso trabalho junto aos legislativos municipal e estadual tem sido fundamental na concretização de algumas das nossas lutas, sejam no plano salarial ou na sistemática defesa de um serviço público de saúde com qualidade.

A intervenção dos deputados estaduais, por exemplo, em algumas oportunidades foram importantes no sentido de facilitar o nosso diálogo com o governo estadual. Esse trabalho não se deu apenas na Assembléia Legislativa. Aconteceu também nas regiões de origem dos parlamentares.

Também foi importante neste período o nosso já famoso Caça-Governador. Isso é imprenscindível para que o governador não esqueça as nossas reivindicações. Portanto, onde ele estiver inaugurando o que quer que seja, lá estaremos.
    Mas não devemos nos limitar ao contato com deputados e deputadas. Precisamos também buscar o apoio dos vereadores e vereadoras e de outros sindicatos do nosso campo. Moções (cartas) de apoio ao SUS e às nossas reivindicações deverão ser buscadas junto às Câmaras Municipais e aos sindicatos da região.
    Não podemos perder de vista aquele que é o nosso principal parceiro, o usuário. O apoio dos usuários nas nossas ações em defesa dos nossos direitos e melhores condições de trabalho/salários e também na defesa de um atendimento com mais qualidade tem sido importante. Devemos, portanto, estreitar as nossas relações com os conselhos municipais de saúde e com os movimentos populares de saúde.
    Para ajudar no trabalho, preparamos um kit com os seguintes materiais: O SUS que Defendemos, Carta ao Governador, Carta aos Deputados e às Deputadas, Carta aos Vereadores e às Vereadoras, Modelo de Moção (carta) de Apoio.
    Alguns destes documentos podem ser adaptados com informações que refletem a realidade regional.