Carta aos Vereadores
    26/04/2004

São Paulo, abril de 2004

Ex.mo(a) sr(a). vereador(a)

Nós, os 93 mil trabalhadores estaduais da Saúde em atividade no Estado de São Paulo e os 16 mil aposentados do setor, solicitamos seu empenho, com as atribuições que o cargo lhe confere, na defesa do sistema público de saúde de nosso Estado.
    De forma mais ampla, é disso que se trata nossa Campanha Salarial 2004. A partir do desejo individual de cada trabalhador, que pleiteia o justo reconhecimento de seu trabalho e salvaguardas contra a corrosão do salário, abre-se uma ação coletiva para construir um Sistema Único de Saúde (SUS) de qualidade, acessível e de prontidão para toda a sociedade.
    Sistema esse que defendemos como Sindicato e como categoria em nossa prática diária. Não só trabalhamos para o SUS como a ele confiamos a saúde de nossos familiares e nossa própria.
    A defesa da saúde pública não passa de discurso ao vento quando não inclui a valorização dos trabalhadores que lhe são parte essencial.
    Defendemos um aumento salarial de 30% para todos os trabalhadores da Saúde, incluindo os aposentados, para cobrir as perdas salariais registradas desde agosto de 2001 – quando pela última vez conquistamos uma gratificação, de R$ 80,00 – até março deste ano. O INPC acumulado no período é de 29,24%.
    Queremos também a regulamentação da jornada semanal de 30 horas e da contratação de mais trabalhadores na Saúde através de concurso público. Ambas medidas resultariam na melhoria do atendimento à população, no crescimento dos postos de trabalho e na preservação de direitos básicos de quem trabalha, em função do fim dos regimes de contratação provisória hoje em vigor.
    Nossas aspirações não desprezam a realidade econômica do governo do Estado, como certamente alguns deverão dizer. Antes, essa mesma realidade nos dá razão: somos 11% do total dos servidores, enquanto respondemos por apenas 6% da folha salarial geral do funcionalismo. Acreditamos haver espaço para a apresentação, por parte do governo, de uma proposta de aumento salarial.
    Lembramos que, na esfera federal, a despeito das mesmas dificuldades financeiras tantas vezes alegadas pelo governo do Estado de São Paulo, os servidores públicos abriram um canal de negociação com a Presidência da República e os ministérios. Como resultado, o governo federal já apresentou proposta de reajuste salarial aos seus trabalhadores. Em São Paulo ocorre o contrário, até o momento.
    Sabemos da representatividade que o sr(a). possui, e cremos que sua intervenção a nosso favor, diante do governo estadual, pode fazer diferença.

Trabalhadores estaduais da Saúde