Carta aberta à população
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    28/04/2004

Nós, trabalhadores públicos da Saúde no Estado de São Paulo, iniciamos nossa Campanha Salarial 2004.
    Nossa pauta de reivindicações para o governo Alckmin é a seguinte:
    - aumento salarial de 30% para todos os trabalhadores estaduais da Saúde, sem exceção
    - jornada semanal de 30 horas para todos, com o objetivo de gerar mais empregos e, assim, ampliar o atendimento à população
    - contratação de mais trabalhadores através de concurso público
    Há mais de 10 anos, o governo estadual que aí está vem nos ignorando. Temos clareza que o governo do Estado tem tratado o funcionalismo com desprezo e humilhação. O último reajuste que nós recebemos foi em agosto de 2001, uma gratificação de R$ 80. Desde aquele mês, o preço da cesta básica, por exemplo, subiu mais de 70%.
    O número de pessoas que procuram os hospitais públicos cresce a cada dia, mas o governo não abre concurso para contratar mais trabalhadores da Saúde.
    Você é obrigado a enfrentar filas para marcar consultas - quando tem -, filas para retirar remédios - quando tem - filas para exames - quando tem -, enfim, filas e mais filas.
    Tudo o que queremos é que o governador Alckmin sente conosco e apresente uma proposta concreta de aumento salarial e melhoria das condições de trabalho. Desde o início do ano passado temos solicitado isso a ele, sem resultado. Essa atitude do governo estadual demonstra insensibilidade para uma questão tão importante quanto a saúde pública, e desmente os lemas publicitários que falam em cuidar de gente e ter respeito pelas pessoas.
    Se ele abrisse negociações conosco, não seria preciso fazer greve.
    Garantimos que nenhum caso de emergência ou urgência deixará de ser atendido, mesmo em greve. Nós permanecemos em nossos locais de trabalho.
    Contamos com sua solidariedade.