Greve com força total. Mais adesões e passeatas pelo Estado
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    14/05/2004

Há três informações novas sobre a greve na Saúde estadual.

Ato e passeata no HC

Hoje, a partir das 10h, um grupo de aproximadamente 400 trabalhadores em greve fizeram um ato de protesto em frente ao prédio da Secretaria de Estado da Saúde. Por volta das 11h, esse grupo, acompanhado de uma pequena banda de metais, iniciou uma passeata através da rampa central do Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas.

Os trabalhadores subiram até o último andar. Ao chegarem na ala cirúrgica, onde há pacientes internados, fizeram absoluto silêncio. Iniciaram então a descida da rampa oposta. Ao saírem das dependências do hospital, realizaram breve concentração ao ar livre na Praça da Esperança, que fica dentro do complexo hospitalar.

Não foi registrado nenhum incidente durante o ato e a passeata.

Em Presidente Prudente, trabalhadores em greve fizeram passeata hoje pela manhã no centro da cidade. Em Ribeirão Preto, aproximadamente 500 grevistas fizeram passeata.

Julgamento da greve

Ontem houve uma audiência de tentativa de conciliação convocada pela Procuradoria do Trabalho, no TRT da Segunda Região de São Paulo. Os juízes consideraram que o governo deve oferecer reajuste. Mas os representantes do governo estadual presentes à audiência afirmaram que não havia possibilidade de apresentar qualquer proposta antes do dia 20.

Sendo assim, o TRT marcou o julgamento da greve para o próximo dia 18, a partir das 12h30.

No ano passado, durante greve de 11 dias, entre agosto e setembro, o TRT/SP também julgou nossa greve. Considerou-a não-abusiva, determinou que o governo estadual desse um aumento de 18,5% e que aumentasse o vale-refeição de R$ 4 para R$ 6.

No entanto, por tratar-se de greve no serviço público, o TRT entendeu que não poderia julgar a questão dos funcionários estatutários, limitando sua decisão aos celetistas, que representam 30% da categoria. Mesmo assim, o veredicto confirmou que nossas reivindicações são justas.

O governo estadual recorreu e o TST, posteriormente, julgou-se fórum inadequado para arbitrar greve em serviço público, o que anulou a sentença do TRT.

Novas adesões

O Hospital Ipiranga e o Padre Bento entraram em greve hoje. O Complexo Hospitalar de Sorocaba decidiu entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, dia 17. Até o momento, 27 hospitais estão em greve e outras dezenas de unidades menores por todo o Estado de São Paulo.