Governo de SP ameaça grevistas até com polícia. Veja nota do Sindicato
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    24/05/2004

O Sindsaúde-SP considera um grave retrocesso político e um ataque às relações trabalhistas contemporâneas algumas das declarações recentes da Secretaria de Estado da Saúde. Ao afirmar que não negocia com trabalhadores em greve, esse órgão do governo Alckmin retoma discurso e prática já superados desde o final da década de 1970, mesmo entre os segmentos mais conservadores.

Além disso, esquece de dizer que não ofereceu nenhuma proposta aos trabalhadores das Fatecs, mesmo depois de eles terem suspendido a greve, diante de promessas de negociação apresentadas pelo governo estadual.

Quando ameaça acionar a polícia para lidar com o movimento grevista, como em nota divulgada hoje, o governo estadual recorre a um posicionamento muito utilizado durante o regime autoritário.

O Sindicato lembra ainda que, desde antes do início da greve, já informara à imprensa e à sociedade que os trabalhadores em greve permaneceriam em seus locais de trabalho para manter o atendimento aos internados e aos casos de urgência e emergência. Isso é uma questão de responsabilidade dos trabalhadores. Os demais casos são orientados a procurar outras unidades. Essa orientação é feita por equipes multidisciplinares, devidamente preparadas.

Esperamos a abertura de negociações, ou seja, a apresentação de uma proposta concreta por parte do governo estadual.