Greve continua. Próxima Assembléia acontece dia 9
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    04/06/2004

Assembléia Geral realizada ontem, dia 3, aprovou por unanimidade que a greve continua. No dia 9, próxima quarta, haverá nova Assembléia para decidir os rumos do movimento.

O governo não apresentou nenhuma proposta. Só disse, através de nota distribuída à imprensa, que vai abrir negociações com quem não está em greve, fingindo, assim, ignorar o sindicato. Veja a nota que o Sindicato fez para rebater a grosseria autoritária:

Comunicado à imprensa

Sobre nota distribuída hoje, em que a Secretaria de Estado da Saúde anuncia que vai negociar aumento de salário separadamente com trabalhadores que não aderiram à greve, negando a representação sindical, o Sindsaúde-SP afirma, com muita tranqüilidade:

- a ordem da Secretaria de Estado da Saúde é um crime, tipificado no Código Penal Brasileiro como crime contra a organização do trabalho, conforme previsto nos artigos 197 a 207;

- caso essa ordem seja levada a cabo, o Sindsaúde-SP apresentará queixa-crime junto à Polícia Federal contra todos os diretores e chefias de unidades e hospitais que obedecerem à orientação da Secretaria. Caso a Secretaria mantenha a postura anunciada, a pessoa do secretário também será alvo de queixa-crime. A pena prevista para esse tipo de crime vai de quatro meses a dois anos de prisão;

- essa atitude de não reconhecer a organização sindical como representante dos trabalhadores também viola as Convenções Internacionais da OIT (Organização Internacional do Trabalho), órgão da ONU. A OIT estará reunida em Genebra na próxima semana, para sua Convenção Anual. Na ocasião, esse organismo internacional também receberá, do Sindsaúde-SP, uma representação contra o governo Alckmin;

- a ordem baixada pela Secretaria desrespeita a Constituição da República Federativa do Brasil, que reconhece o direito à organização sindical e à greve. Voluntariamente, o governo Alckmin mostra que é autoritário e atrasado. Vai na contramão das conquistas políticas do povo brasileiro e já pisoteia a reforma sindical gestada pelo Fórum Nacional do Trabalho antes mesmo de ela ser aprovada.

Direção do Sindsaúde-SP