Sindicato apresenta contraproposta ao governo estadual
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    21/06/2004

O Sindsaúde-SP apresentou uma contraproposta ao governo estadual, protocolada no Palácio dos Bandeirantes na última sexta-feira. É uma nova tentativa de solucionar a greve dos trabalhadores estaduais da Saúde, iniciada dia 10 de maio. Veja os pontos:

- reajuste de 60% sobre a GEA (Gratificação Especial de Atividade) retroativo a maio de 2004, como forma de repor as perdas entre agosto de 2001, data do último reajuste da categoria (R$ 80), e fevereiro de 2004. Reajuste de 30% sobre o plantão médico. O governo havia apresentado uma proposta de reajuste de apenas 20% sobre a GEA, que começaria a ser pago somente em novembro, e R$ 50 de reajuste para plantões médicos;

- não-desconto dos dias em greve com compensação de horário, a exemplo do que ocorreu ao final da greve de 2003;
    instituição imediata de mesa de negociação formal, permanente e paritária;

- implementação da proposta feita pelo ministro Ronaldo Lopes Leal, durante audiência no último dia 8 no TST, de incorporação do maior número possível de gratificações aos salários da categoria. Medida semelhante já havia sido abordada pelo acordo firmado entre o governo estadual e os trabalhadores da Saúde, ao final da greve de 2003, mas até hoje não implementada pelo governo.

Medida judicial – O Sindicato também entrará com recurso de agravo contra a decisão do Tribunal de Justiça, que no dia 17 de junho permitiu que o governo desconte o pagamento dos dias em greve. Além disso, serão tomadas medidas legais e localizadas contra perseguição de grevistas em hospitais e outras unidades.