Metalúrgicos fazem greve no ABC
    Autor: AGORA S. PAULO E TRIBUNA METALÚRGICA
    14/09/2004

Desde ontem, os metelúrgicos de alguns setores do ABC fazem greves, com parte de sua campanha salarial, que reúne 40 mil trabalhadores.

A estratégia é fazer paralisações entre uma hora e um dia todo em pelo menos três empresas, parando cerca de 1.500 a 2.000 trabalhadores por dia.

Os setores que estão parados são os dos grupos nove e dez - que reúnem as áreas de máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos, lâmpadas e estamparias, entre outras - e da fundição.

Os trabalhadores reivindicam antecipação da data-base de novembro para setembro, reposição da inflação acumulada de outubro de 2003 a agosto de 2004, de 5,58%, e aumento real dos salários compatível com o crescimento do setor, no mínimo de 3,7% a 4%.

Na sexta-feira, a categoria faz assembléia para discutir os rumos do movimento.

Ontem, conforme decidido na assembléia de sábado, a mobilização ontem na Conexel e Polimold, em São Bernardo. Em Diadema, quem deu o recado foram os companheiros na Metalúrgica Irene.

As manifestações irão prosseguir até que surja uma proposta de acordo. Quinta-feira tem nova rodada de negociação com o Grupo 9 e semana que vem com Fundição. O Grupo 10 ainda não se manifestou.