Bancários fazem greve em capitais brasileiras
    Autor: INVERTIA
    15/09/2004

Cerca de 38 mil bancários estão parados em quatro capitais do país - São Paulo, Brasília, Florianópolis e Rio de Janeiro - nesta quarta-feira, segundo a Confederação Nacional dos Bancários, filiada à Central Única dos Trabalhadores (CNB/CUT).

A Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ainda não se pronunciou sobre a paralisação.

O Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região informou que cem agências, a maior parte no Centro da capital, estão paradas devido à greve iniciada nesta quarta-feira. Segundo o sindicato, cerca de 12 mil bancários trabalham nessas unidades.

Em São Paulo, como o movimento está no início e concentrado nos grandes centros, ainda não há serviços interrompidos e as pessoas têm opção de procurar outros locais para pagar suas contas.

Em nota à imprensa, a entidade diz não querer penalizar os cidadãos, já tão explorados pelos banqueiros. "Mas se a greve prosseguir e for ampliada, o pagamento de contas e outros serviços só poderá ser realizado ao final do movimento."

No Rio, a avaliação da CNB é de que aproximadamente 60% dos 30 mil bancários estejam parados. Lá a paralisação também se concentra no centro financeiro, entre as avenidas Presidente Vargas e Rio Branco.

Em Brasília, a greve é mais forte no Banco do Brasil, onde cerca de 85 por cento dos 8.700 funcionários estão parados. Na Caixa Econômica Federal, o grau de adesão chega a 60% dos 4.800 empregados, ainda conforme a CNB.

Em Florianópolis, a paralisação também se concentra nos bancos públicos, incluindo o Banco do Estado de Santa Catarina (Besc), com uma adesão de aproximadamente 80 dos bancos privados. Segundo a CNB, cerca de 80% dos funcionários de bancos privados da capital catarinense estão parados. A cidade tem cerca de 3 mil bancários.

Os bancários rejeitaram em assembléia na noite desta terça-feira proposta de reajuste de 8,5% dos bancos, com participação nos lucros de até 80% do salário. Eles reivindicam reposição da inflação de 6,6%, mais amento real de 17,68% e participação nos lucros de um salário, mais R$ 1.200.

A greve se iniciou nesta quarta-feira em São Paulo e Região, Rio de Janeiro, Florianópolis e Brasília, onde os bancários param por 24 horas, inicialmente. No fim do dia, os sindicatos de São Paulo, Florianópolis e Brasília realizam assembléias para avaliar o movimento.

Nas cidades em que a greve não teve início na quarta-feira, a paralisação está marcada para o dia 21.

Segundo a Confederação Nacional dos Bancários, a categoria conta com 400 mil trabalhadores em todo o país.