Salário na Saúde é menor que mínimo exigido para sorteio da CDHU
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    08/12/2004

O salário recebido pelos trabalhadores estaduais da Saúde é mesmo baixo. Com o que ganha, a esmagadora maioria não pode sequer participar de um sorteio de apartamentos da CDHU para servidores públicos, que o próprio governo estadual está promovendo. Entre os requisitos para se candidatar a um dos 256 apartamentos que serão sorteados, é preciso ter um salário líquido de, no mínimo, R$ 1.150,00.

Essa exigência elimina quase todos. Para o leitor de fora compreender melhor, citamos o exemplo de uma assistente social, cujo holerite pudemos ver hoje, que está há 25 anos no serviço público estadual e que ganha, por mês, R$ 1077,79. Um médico em início de carreira no Estado recebe um salário bruto de R$ 1276,89. Com os descontos, também fica de fora do sorteio. Desnecessário dizer que, abaixo deles na pirâmide social, ninguém preenche os requisitos.

As inscrições para o sorteio terminam nesta quinta, dia 9 de dezembro. Quem for contemplado, terá direito a um financiamento na Nossa Caixa, com até 20 anos para pagar, sem necessidade de dar entrada. A CDHU dará um subsídio de 15% do valor total do apartamento, avaliado em R$ 55 mil.

Ou seja, um programa de ajuda destinado a assalariados que, de outra forma, teriam enormes dificuldades para obter financiamento no mercado financeiro. O método de sorteio é questionável e restritivo. Mas, de qualquer maneira, infelizmente, nossos salários nos colocam abaixo dessa possibilidade. Curioso é que o próprio governo acabe admitindo que os salários são baixos, ainda que por vias tortas como esse sorteio.