SindSaúde-SP manifesta pesar após falecimento do companheiro Marco Aurélio Garcia
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    21/07/2017

Com muito pesar que o SindSaúde-SP recebe a notícia do falecimento de Marco Aurélio Garcia. O companheiro foi dirigente histórico da esquerda brasileira e latino-americana. Seu destaque e liderança foi comprovado pelo importante trabalhado realizado quando assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais.

Chamado de MAG pelos amigos mais próximos, nasceu em Porto Alegre e atuou no movimento estudantil de esquerda. Foi vice-presidente da UNE nos anos 60. Nos anos 70 viveu exilado na França e no Chile durante o regime militar, após seu retorno ao Brasil foi um dos fundadores e secretário executivo do Foro de São Paulo. Esteve à frente da construção de importantes processos como os Brics, o histórico acordo Brasil-Irã-Turquia, a Unasul (União de Nações Sul-Americanas), a Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana) e o fortalecimento do Mercosul e das relações Sul-Sul.

Foi formado em Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e foi pós-graduado na Escola de Altos Estudos e Ciências Sociais de Paris. Era professor aposentado da Unicamp, e também lecionava na FLACSO e em universidades do Chile e da França.