SindSaúde-SP participa do 15º Congresso Extraordinário da CUT
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    29/08/2017

Principal objetivo é debater os rumos do país com sindicalistas e militantes dos movimentos sociais

Segunda-feira (28/08), dia em que a CUT completa 34 anos, foi a data escolhida para iniciar os debates sobre quais rumos deve seguir a maior central sindical da América Latina. Sua “15º Plenária/Congresso Extraordinário e Exclusivo: 100 anos depois...A luta continua! Nenhum Direito a Menos". O evento lembra o centenário da primeira greve geral no Brasil e os 100 anos da Revolução Russa. O Congresso abriga uma exposição sobre a greve geral de 1917 organizada pelo Centro de Documentação e Memória Sindical (Cedoc/CUT) e pela Secretaria de Cultura da CUT, em parceria com o Arquivo Edgard Leuenroth, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Em seguida, análises qualificadas sobre a conjuntura internacional feitas pelo embaixador Samuel Pinheiro Guimarães, João Felício (presidente da Confederação Sinsical Internacional) e o jornalista Luís Nassif. Logo depois, o debate sobre a resistência do movimentos sindical aos avanços do neoliberalismo no mundo continuou com Fausto Durante, da Confederação Geral Italiana do Trabalho (CGIL); Hugo Yasky, da Central de Trabalhadores da Argentina (CTA); e Victor Baez, secretário-geral da Confederação Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras das Américas (CSA).

A conjuntura nacional é tema de um debate à tarde que vai reunir Guilherme Boulos (MTST), João Pedro Stédile (MST), Gleisi Hoffmann (PT) e Vagner Freitas (CUT).

À noite, às 20h, ocorre a cerimônia oficial de abertura do Congresso, que vai até quinta-feira (31). Quase 100 convidados internacionais se juntarão no evemnto aos mais de 720 delegados e delegadas de todo país e representantes de movimentos sociais do campo e da cidade, da Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem Medo. Os dirigentes do SindSaúde-SP eleitos delegados participam a atividade representando os trabalhadores (as) da saúde pública do estado de São Paulo.