Centrais constroem calendário de lutas do funcionalismo público de SP
    Autor: CUT-SP - Bruno Pavan
    06/09/2017

A CUT, CTB, Nova Central, Intersindical, CSB e Força Sindical se reuniram nesta terça-feira (5), na sede da CUT, na reunião ampliada do Fórum do Funcionalismo Público do estado de São Paulo com o objetivo de unificar a luta dos trabalhadores/as e aprovar um calendário unificado de mobilizações em defesa do servidor e do serviço público.

O presidente da CUT-SP, Douglas Izzo, destacou a importância histórica da reunião e da unidade das centrais contra o desmonte do Estado patrocinado pelos governos federal, estadual e municipais. “Conseguimos reunir a maior parte das entidades representativas do serviço público, o que é fundamental para o fortalecimento da luta neste período difícil de retirada de direitos. Apontamos para a construção de um calendário unificado, com paralisação prevista para o dia 27 de outubro”, sublinhou.

Durante a reunião, o debate em torno da situação econômica brasileira, com o congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, as privatizações, e a reforma Trabalhista, que entra em vigor a partir de novembro, sinalizou a gravidade dos impactos para o conjunto do funcionalismo, que afetarão não apenas os servidores, mas a população que depende do serviço público e sofrerá com a falta de investimento na educação, saúde, transporte, segurança, acesso à água e energia, dentre outros serviços.

“Vamos alertar a população sobre o desmonte do serviço público aqui em São Paulo, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. Explicaremos que essas graves medidas retiram não apenas direitos trabalhistas dos servidores, mas, sobretudo, afetam os serviços públicos ofertados à população”, completou Izzo.

Calendário de lutas

Foi organizado um calendário de lutas das centrais sindicais em defesa do funcionalismo público no estado de São Paulo, que culminará com um dia de paralisações e uma grande manifestação, na capital paulista, no dia 27 de outubro, véspera do dia do Servidor Público.

15/09 - 16h – ato unificado na Praça da República, após assembleia da Apeosesp
    2 a 13/10 - audiências e aulas públicas pelo Estado sobre a importância do serviço público
    16 a 20/10 - esquenta do ato com panfletagens pelo Estado
    27/10 – paralisações das categorias com ato público unificado do funcionalismo em frente ao escritório da Presidência da República, na Av. Paulista

edsoncacciaguerra 06/09/2017
Sr. Wilson, o sr compreendeu o impacto do golpe nos serviços públicos? NADA de investimentos por 20 anos, isso que dizer: NADA de aumento, seja em maio, setembro ou outubro. Sem ser golpistas qual é o meio que temos de alcançar vitórias? LUTA, LUTA E MAIS LUTA. Abraços

WILSONSARTORELLI 06/09/2017
Não consigo dimensionar o que representa apenas um dia de paralisação dos serviços públicos. Vocês acreditam que surtirá algum efeito positivo? Sem contar que Outubro já é quase final de ano e nada mais se conquista. Necessitamos de propostas mais condizentes com a realidade atual e não de medidas infrutíferas.

isabelcristinapricoforcellini 06/09/2017
Fazem dois anos que estou aposentada e nesse período não tive nenhum centavo de aumento no meu salário apesar de toda alta de preço em tudo e da alta da inflação...quando vamos lutar por essa categoria tão abandonada e sem chance de reivindicação? Vs estão esquecendo dos aposentados e o governo então nem quer saber da gente....Qualquer dia não vou poder mais pagar a mensalidade do sindicato. Esse dinheiro já está me fazendo falta....