Movimento negro repudia declarações da Ministra Luislinda Valois
    Autor: Convergência Negra
    06/11/2017

As entidades do movimento negro brasileiro repudiam as declarações da ministra Luislinda Valois, que assim como fez o ministro do STF Gilmar Mendes, ao fazer referência a tragédia da escravidão que submeteu milhares de negros a uma condição perversa e desumana – um crime contra a humanidade, declarado pela ONU – apropriou-se de forma oportuna desse fato histórico trágico para obter benefícios próprios relativos ao seu salário.

Não obstante não nos furtamos em observar que esse ano o Juiz Sérgio Moro percebeu o salário superior ao teto constitucional durante vários meses e a justificativa para tal descalabro são as generosas cestas de auxílios e adicionais eventuais comumente utilizados no expediente do sistema de justiça para burlar o teto constitucional e assim beneficiar milhares de juízes Brasil afora. O que também representa uma violência para a sociedade brasileira como um todo.

Voltando a Ministra Luislinda, entendemos que reivindicar privilégios e participar de um governo que quer acabar com os direitos trabalhistas, com o combate ao trabalho escravo e as políticas de inclusão racial, além de silenciar frente ao racismo religioso e as demais violências sofridas pelos povos de terreiros e comunidades quilombolas em todo o país é um contra-senso.

A ministra é voz de um governo de privilégios e privilegiados que quer acabar com os direitos trabalhistas, com o combate ao trabalho escravo e as políticas de inclusão racial. Além de silenciar-se frente ao racismo religioso e às violências sofridas pelos povos de terreiros e comunidades quilombolas em todo o país.

Além de afrontar a dignidade da população negra, a posição da ministra é um atestado cabal da falta de compromisso com o combate ao racismo e com verdadeira cidadania de negros e negras. Não resta dúvida que estamos vivendo um momento em que a violência contra as mulheres, negros, grupos LGBT, quilombolas e índios está se naturalizando e a posição equivocada da ministra é um retrato desses ataques.

A nomeação dessa senhora é reveladora do desapreço que o governo Temer tem pela comunidade negra e o gravíssimo problema do racismo no Brasil.

Também é sintomático o fato de o Presidente Temer olhar para o Brasil e não conseguir enxergar os milhares de homens e mulheres negras com altíssimo nível de comprometimento político com os anseios e demandas da população negra para ocupar qualquer cargo na Esplanada dos Ministérios, ou estaria ele ciente de que a maioria de nós jamais compactuaria com um governo ilegítimo que se instituiu através de opressões, desmandos e violências?

A ministra não representa o povo negro, não representa as mulheres negras e nem aqueles que lutam pelo fim do racismo.

Estamos por nossa própria conta! O povo negro não vai se calar frente ao racismo!
    #ForaTemer

Assina:

Convergência Negra - Articulação Nacional do Movimento Negro Brasileiro.

Subscrevem:

Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN
    Agentes de Pastoral Negros - APNs
    Círculo Palmarino
    Coletivo de Entidades Negras - CEN
    Coordenação Nacional de Entidades Negras - CONEN
    Quilombação
    Rádio Exu - Comunicação Comunitária de Matriz Africana
    Movimento Negro Unificado - MNU
    Rede Amazônica de Tradições de Matriz Africana - REATA
    UNEGRO - União de Negras e Negros Pela Igualdade
    Enegrecer - Coletivo Nacional de Juventude Negra
    Movimento Consciência Negra de Butia - RS
    Setorial de Combate ao Racismo da CUT
    Soweto

NOVEMBRO – MÊS DA CONSCIÊNCIA NEGRA

08/11 - Ato de abertura do Mês da Consciência Negra e lançamento da Campanha Basta de Racismo da CUT-SP, às 14h
     Auditório da CUT - Rua Caetano Pinto, 575, Brás – São Paulo-SP
    Realização: Secretaria de Combate ao Racismo e de Cultura da CUT Nacional, em parceria com a Secretaria de Combate ao Racismo da CUT-SP

08/11 - Entrega do Calendário de Mesa para o ano de 2018, elaborado pelo Coletivo de Combate ao Racismo da CUT Campinas, às 10h
    Local:
     Auditório do Sinergia/CUT, à Rua: Dr. Quirino nº 1.511, Centro, Campinas.
    Realização: Subsede da CUT em Campinas e Coletivo de Combate ao Racismo

Osasco – Jornada de Reflexão e Lutas
    10/11, às 18h - Cultura e Sindicalismo
    11/11, às 10h - Educação e Ancestralidade
    Local: Rua Antônio B. Coutinho, 118, centro de Osasco

13/11 – Lançamento da Exposição Fotográfica dos 30 anos da Comissão de Igualdade Racial e de Combate ao Racismo do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a partir das 13h
    Local: Sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC - Rua João Basso, 231 - Centro - São Bernardo do Campo/SP

17/11 – Lançamento do Estatuto da Igualdade Racial na Câmara de Vereadores de Cosmópolis, às 19h
    Local: Rua Presidente Getúlio Vargas, 500 – Centro de Campinas-SP
    Realização: Coletivo de Combate ao Racismo de Campinas em parceria com a vereadora Cristiane Paes.

18/11 – Debate sobre a Década Internacional de Afrodescendentes, às 14h
     Sede do Sindsaúde ABC, na Av. Pereira Barreto, 1900, Santo André-SP
    Realização: Sindsaúde ABC

18/11 – Visita ao quilombo - fazenda Santa Rita, no Rio de Janeiro
    Realização:
     Sindicato dos Químicos de São Paulo

19/11 – Atividade do Mês da Consciência Negra em Mogi das Cruzes, das 10h às 17h
    Lavagem da imagem de Zumbi dos Palmares, missa afro, congada, dança cigana, capoeira, aula pública, comidas típicas e banda Axé Mogi com Umbanda
    Local: na Praça Zumbi dos Palmares, Av. Henrique Péres - Vila Bernadotti, Mogi das Cruzes - SP

20 DE NOVEMBRO EM SP

CAPITAL
    14ª Marcha da Consciência Negra, a partir das 13h
    Contra o racismo, o Genocídio: Por um projeto político de vida para o povo negro
    : Masp – Avenida Paulista, 1.578 – São Paulo-SP

CAMPINAS
    Marcha Zumbi dos Palmares, a partir das 9h
    Local:
     Concentração na Estação Cultura, Praça Marechal Floriano Peixoto. Depois haverá cortejo pela Rua 13 de Maio (rua do Comércio de Campinas), Conceição, Barão de Jaguará, Av. Benjamim Constant e Av. Francisco Glicério. A atividade terminará no Largo do Rosário.

Entrega do Diploma de Honra ao Mérito “Zumbi dos Palmares”, às 20h
    Local: Câmara de Vereadores de Campinas, Av. da Saudade, 1.004 - Ponte Preta

SOROCABA
    Marcha Zumbi & Dandara – a partir das 10h
     Rua Barão de Tatuí, em frente à Capela João de Camargo
    Informações: Após Ato Ecumênico, os participantes seguirão para Feira Crespa na Praça Coronel Fernando Prestes

OSASCO
    Marcha da Consciência Negra - concentração às 10h

Local: Estação de trem em Osasco, Praça Antônio Menck, 74, Centro, Osasco-SP

21/11 – Cortejo Racial dos Bancários - concentração às 11h
    Local:
    Em frente à sede do Sindicato dos Bancários SP, rua São Bento, 413, centro de São Paulo-SP
    Realização: Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

21/11 - Seminário “A Visibilidade da Mulher Negra”, com Kika Silva, às 14h
     Café dos Bancários, à Rua São Bento, 413 – São Paulo-SP
    Realização: Sindicato dos Bancários de SP

22/11 - Sessão Solene com Audiência Pública em Osasco, às 19h
     Escola de Artes, R. Ten. Avelar Pires de Azevedo, 360 - Centro, Osasco-SP

24/11 - Sexta Cultural em Campinas, às 17h
    Local:
    Auditório “João do Prumo”, no Sindicato da Construção Civil, Rua: Barão de Jaguara, 704, Centro de Campinas-SP
    Palestrante: Cinthia Vilas Boas: Diretora de Políticas Sociais do Sindicato dos Psicólogos do Estado de São Paulo, educadora Social, psicóloga e militante no movimento negro e no movimento da rede Articula Juventude Campinas.
    Organização: Sindicato da Construção Civil, em parceria com o Coletivo de Combate ao Racismo

25/11 - Evento Multicultural em Osasco, às 10h
     Calçadão, na Rua Antonio Agú, centro de Osasco-SP

25/11 - Memorial dos Coletivos em São Carlos, das 14h às 19h