Sindsaúde-SP participa do Encontro Nacional do Comitê de Jovens da ISP
    Autor: Assessoria de Imprensa - SindSaúde-SP
    30/11/2017

Nos dias 23 a 25 de Novembro foi realizado o Encontro Nacional do Comitê de Jovens da Internacional de Serviços Públicos – ISP Brasil.

O encontro foi sediado em Florianópolis e contou com a participação de 42 jovens de todo o país. O Sindsaúde-SP esteve representado pela jovem Renata Scaquetti. Segundo Renata, “o encontro foi muito rico tanto no teor dos debates, quanto nas propostas deliberadas para o plano de ação do Comitê. As diversas realidades das juventudes presentes no encontro agregaram muito conteúdo às discussões desses três dias. Quero parabenizar a ISP pela organização do encontro, especialmente a coordenação do Comitê de Jovens: Geici Maiara Brig e Vinicius Saldanha, e também a companheira Denise Motta Dau e o companheiro Gabriel Casnati”.

O encontro debateu diversos temas como: As políticas mundiais da ISP; a conjuntura no Brasil e região; a luta pela remunicipalização/reestatização dos serviços públicos no Brasil e no mundo; os instrumentos de promoção dos Direitos da Juventude; o papel de jovens sindicalistas nas lutas atuais: contra a privatização, a retirada de direitos e por serviços públicos de qualidade; as práticas educativas no movimento sindical; como dialogar com a juventude e articular desde o setor público ou privado a luta pela remunicipalização, entre outros assuntos.

A partir desses intensos debates e reflexões, foram definidos os planos de luta do Comitê Nacional de Jovens da ISP, dentre os quais se destaca a criação de um GT de Mulheres e um GT de Comunicação do Comitê. Renata ressalta que “é importante que tenhamos um olhar diferenciado para as mulheres jovens, pois sabemos que se já é difícil para a juventude se inserir no movimento sindical, essa dificuldade é ainda maior quando se trata das mulheres, principalmente as jovens negras e LBT (lésbicas, bissexuais e trans). Também temos o desafio de inserir as juventudes nos diversos Comitês da ISP, os Comitês de Combate ao Racismo e Xenofobia, Mulheres e LGBT precisam ter representantes jovens para transversalizar os debates.”

O encontro de jovens também aprovou algumas moções, das quais destacamos a Moção de repúdio ao PL 920/17 do Governo Alckmin, cujo texto se lê abaixo:

Moção de repúdio do Comitê de Jovens da ISP ao PL 920/17 do Governo Alckmin

Nós, jovens de todas as regiões do Brasil, que fazemos parte do Comitê de Jovens da ISP, reunidos(as) de 23 a 25 de novembro do corrente ano, na cidade de Florianópolis, viemos declarar nosso repúdio ao Projeto de Lei nº 920, de 04 de Outubro de 2017, de autoria do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, que prevê a limitação das despesas primárias do Estado por dois anos.

Na prática, a medida limita os investimentos em saúde, educação e demais serviços, prejudicando toda a população paulista, em especial os mais pobres, as mulheres, a população negra e as juventudes que dependem da rede de serviços públicos. Além disso, também aprofunda o arrocho salarial a que os(as) trabalhadores(as) públicos(as) do Estado de São Paulo estão submetidos(as).

É inaceitável que o estado mais rico da federação aponte para o conjunto da população este congelamento que vai trazer prejuízo nos serviços oferecidos pelo estado, que são pagos pelo próprio povo, sobretudo na conjuntura atual em que os serviços públicos estaduais sofrem com o sucateamento, e os(as) trabalhadores(as) públicos(as), com a falta de valorização.

Seguiremos em luta pela retirada do referido PL, e contra toda e qualquer medida que atente contra a qualidade dos serviços públicos.

Florianoópolis, 25 de novembro de 2017