Governo recua e laboratório não será fechado
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Governo recua e laboratório não será fechado
    Autor: SINDSAÚDE-SP
    28/04/2006

    Crédito Imagem:

    Vitória de trabalhadores e usuários.
    Laboratório II de São Miguel Paulista, que funciona junto à Unidade Básica de Saúde Sítio da Casa Pintada, na avenida Maria Santana, 101, Vila Jacuí, Zona Leste da Capital, não será fechado como pretendia o Governo do Estado. A mobilização de funcionários e usuários, com um abaixo-assinado e a organização de protestos, conseguiu reverter o fechamento da unidade.

    O Laboratório realiza cerca de 30 mil exames por mês e é referência para exames de tuberculose.

    Em fevereiro, a administração da UBS foi transferida para o município, dentro do programa de descentralização dos serviços de saúde do SUS (Sistema Único de Saúde) e o Laboratório continuou sob a gestão estadual que pretendia desativá-lo a partir de 1º de maio, apesar de a Secretaria Estadual informar para a imprensa que o Laboratório era responsabilidade do município.

    Ao tomarem conhecimento do projeto, a população usuária, os funcionários da unidade e o Sindsaúde-SP se mobilizaram contra o fechamento. Os 60 funcionários foram comunicados verbalmente somente no dia 17 de abril que a unidade seria fechada e deveriam procurar outro local para trabalhar. Mais uma medida que mostra claramente o total desrespeito que os Governos do Estado e da Capital têm pelas pessoas.

    No dia 25 de abril, trabalhadores e usuários realizaram um ato público em frente da Unidade com o apoio do vereador Beto Custódio (PT) e dos deputados estaduais Carlos Neder (PT) e Ana Martins (PCdoB).

    Na manhã de 26 de abril, realizaram nova manifestação em frente à Secretaria Estadual da Saúde e ouviram da diretora Aglaé Néri Gambirásio que não seria possível manter o laboratório. No final do mesmo dia, o deputado Carlos Neder foi informado pela Secretaria Estadual que o Laboratório não seria mais fechado. E, segundo o jornal Agora S.Paulo (27/04/06), a Secretaria Municipal de Saúde assumirá a operação do laboratório e os exames continuarão sendo realizados sem prejuízo para a população.

    Os trabalhadores e usuários da saúde conquistaram uma grande vitória.









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não