Municipalizados não recebem etapas desde 2005
    Autor: SindSaúde-SP
    15/09/2006

Os trabalhadores municipalizados da Saúde na Capital realizaram assembléia no dia 14 de setembro para organizar a luta pelo pagamento das Campanhas de Vacinação.

Desde 2005, os trabalhadores municipais e municipalizados da Saúde na Capital não recebiam a etapa – pagamento pelo trabalho nas Campanhas Nacionais de Vacinação.

A verba vem do governo federal, porém os governos municipal e estadual não estavam repassando ao trabalhador. Já aconteceram duas campanhas contra a gripe (2005 e 2006) e quatro campanhas contra a pólio (duas etapas de 2005 e duas de 2006).

O pagamento das etapas começou na década de 80 e até 2004, era feito regularmente pela Prefeitura ou pelo Estado.

Os municipais receberam no último holerite o pagamento pela Campanha de Vacinação de dia 26 de agosto. Entre as diversas justificativas para o não pagamento, um era a inexistência da relação dos funcionários que participaram das Campanhas. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde informou que a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) já tem a lista dos funcionários que participaram da 1ª etapa deste ano.

No entanto, os municipalizados não receberam nenhuma das etapas de 2005 e 2006.

Na assembléia do dia 14 de setembro, os trabalhadores presentes relataram a situação nas diversas unidades da capital e deliberaram:

Uma comissão, formada por trabalhadores municipalizados e diretores regionais da capital, cobrará o pagamento das etapas do ano passado da Coordenação de RH da Secretaria Estadual da Saúde, no dia 19 de setembro, às 10 horas.

Nova assembléia para avaliar a mobilização e elaborar um calendário de luta, no dia 21 de setembro, às 9 horas, na sede do Sindsaúde-SP.