Conselho de Saúde: não as organizações sociais na saúde pública
    Autor: SindSaúde-SP
    24/11/2006

O Conselho Estadual de Saúde (CES), em reunião hoje, 24 de novembro, posicionou-se contrário à instituição das organizações sociais (OS) e das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) como modelo de gestão em saúde no estado de São Paulo.

Essa deliberação foi um grande avanço na luta dos movimentos populares e trabalhadores públicos da saúde no estado contra as terceirizações e as OS que desde 1997 vêm assumindo a administração de diversos hospitais e unidades públicos no estado, restringindo o atendimento SUS.

Essa posição já havia sido tomada pelo Conselho Nacional de Saúde e pelo Conselho Municipal de Saúde da Capital.

O CES reúne diversos segmentos da sociedade (gestores, prestadores de serviços, usuários e trabalhadores da saúde) e tem caráter deliberativo sobre assuntos de saúde pública no estado.