Campanha Salarial: negociação na CRH
    Autor: SindSaúde-SP
    28/02/2007

No dia 27 de fevereiro, aconteceu a primeira reunião com a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria da Saúde.

O Sindsaúde-SP, recebido pelo coordenador Paulo Seixas, apresentou a pauta de reivindicações e debateu a necessidade urgente de se instituir uma mesa de negociação permanente. para tratar não somente da Campanha bem como de todos os problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores da saúde.

O Sindsaúde-SP entende como fundamental um espaço para tratar não somente da Campanha Salarial bem como de todos os problemas enfrentados diariamente pelos trabalhadores da saúde. O coordenador comprometeu-se a criar um grupo de trabalho conjunto para definir regras e periodicidade da mesa central de negociação da saúde, servindo inclusive para orientar as mesas de negociações nas unidades.

De nossa pauta, um dos pontos debatidos foi a incorporação de gratificações. No ano passado, o Sindsaúde-SP apresentou um estudo com diversos cenários. A Coordenadoria concordou em aprofundar essa discussão. O Sindsaúde-SP reapresentará a proposta na próxima reunião.

Também foram levadas as dificuldades do recadastramento. As unidades não estão disponibilizando o formulário impresso, conforme publicado em decreto, nem estão dando a necessária orientação para o preenchimento do cadastro. A pesquisa é extensa e mesmo os trabalhadores que estão optando pelo cadastramento via internet estão tento dificuldades. A Coordenadoria se comprometeu em orientar melhor às unidades para viabilizar a pesquisa. O Sindsaúde-SP ressaltou que não vai admitir punição ao trabalhador.

Com relação ao aumento do Prêmio de Incentivo, novamente a Secretaria privilegia os cargos de comandos. O Sindsaúde-SP reafirmou seu repúdio a forma como o PI tem servido como mecanismo de punição dos trabalhadores e não de incentivo.

O Sindsaúde-SP solicitou também apoio da Coordenadoria para que o secretário da Saúde receba audiência com o secretário da Saúde para tratar da política de saúde do novo governo. Apesar de ser um governo de continuidade, é um novo governante e o Sindsaúde-SP quer ouvir e debater o projeto de saúde para o próximo período. O atual secretário, quando assumiu a pasta, se reuniu com o Sindsaúde-SP para apresentar o projeto do governo Alckmin.

Nova reunião na CRH/SES foi agendada para 8 de março.