Mobilização evita dispensa no PAM Maria Zélia
    Autor: SindSaúde-SP
    23/03/2007

A mobilização dos trabalhadores do PAM Maria Zélia conseguiu barrar a transferência de 88 funcionários da unidade. O Sindsaúde-SP e os trabalhadores realizaram no dia 22 de março manifestação no ambulatório contra a medida e o desrespeito aos profissionais que foram informados pela Secretaria Estadual da Saúde por meio de telegrama no dia anterior.

Em negociação com a Secretaria, o Sindsaúde-SP, junto com os trabalhadores, conseguiram suspender a medida e os funcionários de serviços, que serão desativados no PAM, serão consultados sobre outro local de trabalho. O Sindicato está negociando com a direção do PAM a realocação interna, isto é, para outro setor dentro da própria unidade.

O PAM é uma unidade pública de saúde estadual, localizada na rua Jequitinhonha, 360, que presta atendimento ambulatorial à população da zona leste da Capital. Em 2006, o Governo do Estado transferiu a administração do ambulatório para a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina), uma organização social de saúde que administra outras unidades do estado. Na época, diretoria e chefias foram destituídas e os funcionários sofreram pressão para se transferir ou assinar um outro contrato com a entidade. O Sindicato orientou-os a não assinarem nenhum documento.

A SPDM administra outras unidades do Estado, como os hospitais de Pirajussara, na zona sul de São Paulo, e o geral de Diadema. Em janeiro, o Tribunal Regional Federal de São Paulo suspendeu um acordo entre a entidade e a prefeitura de São José dos Campos para controle do Hospital Municipal, devido a irregularidades no processo de contratação. Na época, foi divulgado que a entidade acumulava uma dívida de R$ 40 milhões referente a passivos trabalhistas e impostos.

O Sindsaúde-SP e os trabalhadores continuarão mobilizados para garantir os direitos trabalhistas.