CUT realizará 1º de Maio no Parque da Independência
    Autor: CUT-SP
    01/04/2007

Após três anos consecutivos de homenagem aos trabalhadores na Avenida Paulista, o 1º de Maio da CUT (Central Única dos Trabalhadores) será realizado neste ano no Parque da Independência, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Com a proibição do evento do Dia do Trabalho no principal cartão postal da capital, a CUT transfere para o ponto histórico da zona sul uma série de shows ao vivo, com encerramento de Zeca Pagodinho, e atividades sindicais que abordam o tema “Desenvolvimento econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e defesa do meio ambiente”.

O presidente da CUT-SP, Edílson de Paula, anunciou a alteração de endereço do evento hoje (3) durante entrevista coletiva na sede nacional da entidade. “Para a CUT, o melhor lugar é a Paulista. A CUT não está contente com a saída da Paulista, essa foi uma exigência do poder público”, explicou o dirigente.

O Ministério Público condicionou a realização do 1º de Maio do ano passado na Paulista mediante a assinatura do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), com a Prefeitura de São Paulo, no qual a CUT ‘aceitou’ a retirada do evento da avenida. Caberia à Prefeitura a apresentação de um novo local em 90 dias. “O prazo se passou e o poder público não tomou iniciativa. A CUT começou a pressionar e no final do ano, em 23 de dezembro, solicitamos a definição do espaço. Aceitamos o local indicado pela Prefeitura”, acrescentou Edílson.

Para este ano, a CUT não traça perspectiva de público porque esta será a primeira vez que a entidade realiza um evento dessa magnitude no Parque da Independência. “Hoje é difícil traçar uma expectativa, mas vamos fazer um grande esquema de divulgação do novo espaço com distribuição de jornais e uma parceira com a Band FM”, detalhou.

O anúncio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, estimulou a CUT a escolher “Desenvolvimento econômico com distribuição de renda, valorização do trabalho e defesa do meio ambiente” como eixo temático deste ano. “Se até lá não resolvermos o veto à Emenda 3, essa será a principal bandeira do evento porque é o início da flexibilização dos direitos trabalhistas”, considerou Edílson.

Em relação às questões ambientais, o presidente da CUT-SP disse que “não existe desenvolvimento econômico sem respeito ao meio ambiente, como sempre defendeu a CUT”.

1º de Maio – Parque da Independência

Organização e estrutura
    - brigada de Incêndio: 100 brigadistas
    - equipe: 700 pessoas para apoio