PEC 32 pode acabar com realização de novos concursos públicos
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    25/05/2021

A Proposta de Emenda Constitucional 32, a PEC da reforma administrativa, vai prejudicar a estabilidade e contratação de novos trabalhadores do serviço público, pois restringirá a realização de novos concursos. A PEC significa o desmonte do serviço público essencial à população, como saúde e educação, e não sua modernização, como quer fazer entender o governo federal. Portanto, se você quiser pressionar os deputados a rejeitarem a proposta, você pode fazê-lo pelo site Na Pressão (link https://napressao.org.br/campanha/diga-nao-a-reforma-administrativa).

A PEC está tramitando na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, que pode aprovar, nesta terça-feira (25), pela admissibilidade da proposta.

Tiro no pé

Segundo o coordenador geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Pernambuco (Sindsep-PE), José Carlos de Oliveira, a proposta significará “a destruição do Estado brasileiro no que tange à prestação do serviço social à população e é um tiro no pé dos estudantes que estão se preparando para ingressar no serviço público”.

Ele ainda complementou que “o concurso público vai ser para uma minoria de servidores e isso ainda vai ser decidido e vai depender do tamanho do Estado e da conveniência do governo de plantão”.

Cartilha

A pedido do SindSaúde-SP, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) elaborou uma cartilha pela qual você ficará sabendo de todos os impactos que a reforma administrativa terá no serviço público e, principalmente, no funcionalismo público.

Para baixar a cartilha, acesse o link http://sindsaudesp.org.br/novo/publicacoes.php?edicao=1620915542.pdf&tipo=diversos

Com informações do site da CUT.