Suspensão da terceirização do laboratório: vitória dos funcionários do
    Autor: SindSaúde-SP
    03/05/2007

A assembléia dos funcionários do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público (IAMSPE), na manhã de ontem, 3 de maio, suspendeu a greve em função da decisão do Instituto de suspender a terceirização do laboratório por 30 dias.

Nesse período, uma comissão, formada pela administração, Sindsaúde-SP e entidades representantes dos funcionários, aprofundará o debate sobre a terceirização.

A luta dos funcionários do IAMSPE conquistou um importante aliado: a CCM (Comissão Consultiva Mista), fórum que reúne todas as entidades do funcionalismo estadual, usuário dos serviços do Instituto, se posicionou contrária a terceirização, entendendo que essa política não trará melhorias na prestação dos serviços.

A suspensão da terceirização foi acordada em negociação das entidades sindicais, CCM e direção do Instituto. Apesar da insistência da Superintendência em afirmar que a reforma do laboratório não tem relação com a terceirização, os trabalhadores decidiram continuar a vigília no setor, não permitindo a reforma, estratégia que vem sendo usada pelo Governo do Estado antes de entregar unidades públicas estaduais para a iniciativa privada.

Os funcionários também definiram um calendário de luta para ampliar a mobilização. O recuo da Superintendência foi uma importante vitória dos trabalhadores. Conseguiram mais tempo para ampliar o debate na sociedade e reverter mais essa ação de desmonte da saúde pública no estado.

Nova assembléia foi marcada para a próxima terça-feira, 8 de maio.

A ocupação do laboratório, reconhecido pelo Ministério da Saúde como referência nacional em exames de média e alta complexidade, começou no dia 12 de abril quando a instituição divulgou a terceirização.

Os funcionários também estão passando um abaixo assinado contra a terceirização e já conta com mais de 15 mil assinaturas.