Saúde realiza assembléia amanhã na Paulista
    Autor: SindSaúde-SP
    09/05/2007

Trabalhadores públicos estaduais da Saúde realizam amanhã, 10/05, assembléia geral para decidir os próximos passos da Campanha Salarial e da luta contra o projeto de previdência estadual do Governo do Estado, nas escadarias do prédio da Gazeta.

Campanha Salarial
    A data base do funcionalismo estadual foi em março e até o momento o governo estadual não apresentou nenhuma proposta nem negocia com as entidades do funcionalismo. A coordenação da Campanha Unificada enviou ao Governo ofício solicitando audiência para negociar a pauta de reivindicações que foi entregue ao Governo no dia 13 de fevereiro. Conforme acordado com a Secretaria de Gestão Pública, representante do Governo para negociações com o funcionalismo, no dia 13 de fevereiro, o Sindsaúde-SP também apresentou a pauta na Secretaria Estadual da Saúde e negociou com a Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria reivindicações específicas da Saúde. A incorporação de gratificações específicas da saúde foi um dos destaques da negociação. No entanto, todas as questões referentes a aumento salarial dependem da aprovação do governo central.

SPPrev
    Ao mesmo tempo, o funcionalismo está mobilizado para derrubar o projeto de previdência que o Governador quer aprovar. O projeto foi elaborado pelo governo anterior, negociado com as entidades do funcionalismo e, como era ano eleitoral, foi engavetado. Agora o governo do estado ignora as negociações anteriores e está tentando aprovar uma versão piorada do projeto original. Desde que assumiu em janeiro, Serra vem afirmando seu interesse em aprovar o regime de previdência estadual o mais rápido possível, pois depende disso para tomar mais empréstimos tanto do governo federal quanto de órgãos internacionais.

O governo Serra também está tentando transferir a culpa pelos pontos questionados pelas entidades do funcionalismo para o governo federal. O governo federal também está se adequando ao novo modelo de previdência e para isso vem negociando com o funcionalismo federal, incorporando reivindicações da categoria porque qualquer medida que mexa em direitos trabalhistas pode ser questionada na justiça. O que não é uma boa saída tanto para o trabalhador, que pode esperar muito tempo para reaver seu direito, quanto para a administração, que gastará tempo e recursos públicos para se defender na justiça. O exercício da democracia é o melhor caminho. O autoritarismo e a truculência já mostraram seus resultados. Ninguém gostou. Não há outra forma de resolver problemas sem a negociação entre as partes.

O Sindsaúde-SP organizou plenárias sobre a campanha salarial em todas as regiões para que a assembléia de amanhã conte com representações de todo o estado.

10 de Maio
    Assembléia da Saúde, às 10 horas, em frente ao prédio da Gazeta (av. Paulista, 900)
    Ato Unificado do Funcionalismo, às 14 horas, no vão livre do MASP (av. Paulista, 1.578)