Agentes Comunitários de Saúde farão manifestação
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Agentes Comunitários de Saúde farão manifestação
    Autor: SindSaúde-SP
    17/05/2007

    Crédito Imagem:

    Os agentes comunitários de saúde realizarão ato público pela legalização de sua contratação pelo município, dia 22 de maio, a partir das 14 horas, em frente à Câmara Municipal.



    Em 2006, a atividade desses trabalhadores foi regulamentada pela emenda constitucional nº 51 (14/02/06) e lei federal nº 11.350 (05/10/06) dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ficou estabelecido também que o vínculo de trabalho da categoria deve ser diretamente com os municípios.



    Os agentes reivindicam a elaboração e aprovação de uma lei municipal, criando os cargos, reconhecendo o processo seletivo dos atuais agentes como seleção pública e efetivando-os como quadro próprio do município.



    Esses trabalhadores atuam basicamente dentro do Programa de Saúde da Família (PSF). Apesar de o município ser o responsável, na capital, o gerenciamento das equipes é feito por entidades parceiras com as quais os profissionais têm vínculo de trabalho.



    Recentemente o afastamento da Fundação Zerbini, uma das parceiras da Prefeitura no PSF, gerou uma grave crise. No início, as equipes da Zerbini corriam o risco de demissão. A mobilização dos trabalhadores evitou a demissão e a gerência foi transferida para outra entidade. Porém uma série de questões trabalhistas ficou pendente. Os profissionais eram contratados legalmente por uma entidade e poderiam perder seus direitos ao concordarem em se transferir para outra. Foi necessário o Sindsaúde-SP apelar para o Ministério Público do Trabalho convocar a Prefeitura e as parceiras envolvidas para garantir os direitos dos trabalhadores.



    22 de Maio

    14 horas

    Câmara Municipal de São Paulo

    Viaduto Jacareí, nº 100

    (Próximo à Estação do Metrô Anhangabaú)









Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não