Rolo compressor de Serra aprova criação da SPPrev
    Autor: CUT-SP
    27/05/2007

Luiz Carvalho

Nem mesmo a pressão de entidades ligadas ao funcionalismo, que lotaram nessa segunda, dia 28, as galerias da Assembléia Legislativa do Estado, conseguiu sensibilizar os deputados da base de apoio do governador José Serra.

Por 62 votos a 26, a emenda aglutinativa substitutiva ao PLC 30/2005, que permite a criação da São Paulo Previdência (SPPrev), foi aprovada. Conforme já anunciou no final da semana passada, o site da CUT/SP divulga abaixo o nome e o e-mail dos inimigos dos trabalhadores. Mande uma mensagem de repúdio aos parlamentares e mostre sua indignação diante da falta de respeito com os servidores do Estado.

Tensão
    Logo na entrada do plenário era possível ver faixas da CUT/SP e de Sindicatos da saúde (Sindsaude-CUT/SP) e educação (Apeoesp-CUT/SP). Uma delas trazia os dizeres: “3,7 bilhões sobrando no orçamento do Serra e 0% de reajuste para o funcionalismo.
    De acordo com Ângelo D`Agostini , diretor do Sindsaúde-CUT/SP e membro da Comissão da Campanha Salarial Unificada, grupo de entidades Cutistas que discutiu com parlamentares do governo a retirada do projeto, “somente nos três primeiros meses de 2007, o governo arrecadou R$ 3,7 bilhões acima do previsto, enquanto a folha de pagamento do pessoal da saúde gira em torno de R$ 1 bilhão”. A data-base do setor é 1.º de março.
    O deputado Simão Pedro, líder da bancada do PT, foi aplaudido ao personificar os problemas que a emenda aprovada apresenta. “A emenda não prevê a criação de uma procuradoria para defender os trabalhadores em caso de conflito, não resolve a questão do passivo autuarial, fecha as portas para representantes de funcionários que queiram integrar a diretoria executivo do instituto e não define o que fazer com os 260 imóveis adquiridos pelo Ipesp (Instituto de Previdência do Estado)”, disse.
    Membros da Comissão da Campanha Salarial Unificada exigem uma auditoria no Ipesp. O objetivo é avaliar quanto os governos tucanos destinaram a áreas que não estão ligadas à previdência. Eles também brigam pela proibição da inclusão dos gastos previdenciários nos orçamentos da educação e da saúde.

Fruto da luta
    Pedro elogiou ainda as mobilizações das categorias. Segundo ele, graças aos atos que promoveram, conseguiram vitórias como a inclusão de temporários na SPPrev. “A emenda tem falhas como estabelecer dois regimes diferentes. Os trabalhadores contratados futuramente pela Lei 500 (temporários) estarão sob regime geral, ao contrário dos atuais, que receberão como os ativos, graças às manifestações das entidades aqui presentes. Não fossem elas, sequer seriam incluídos na São Paulo Previdência”, afirmou.
    Carlos Giannazi, do PSOL, lembrou que os tucanos já atacaram o funcionalismo em outras oportunidades. “O governador José Serra, quando comandou a prefeitura, elevou o desconto na folha dos servidores. Em, o ex-governo Geraldo Alckmin também apresentou a proposta de demitir mais de 100 profissionais ACTs (temporários), que nós conseguimos obstruir”, lembrou.

Votação
    Além da bancada do PT (Adriano Diogo, Ana do Carmo, Ana Perugini, Antonio Mentor, Aparecido Serio, Carlinhos Almeida, Donisete Braga, Enio Tatto, Hamilton Pereira, José Candido, José Zico Prado, Marcos Martins, Maria Lúcia Prandi, Mário Reali, Roberto Felício, Rui Falcão, Sebastião Almeida, Simão Pedro, Vanderlei Siraque, Vicente Cândido), dois parlamentares do PSOL (Carlos Giannazi e Raul Marcelo) e mais Conte Lopes (PTB), Edson Ferrarini (PTB), Olímpio Gomes (PV) e Valdomiro Lopes (PSB) se posicionaram contra a SPPrev.

Leia abaixo quem votou CONTRA os trabalhadores paulistas:

Partido DEM
    Aldo Demarchi