Prefeituras negam aplicação de doses vencidas da AstraZeneca
Sindicato unido e forte
desde 1989


    Prefeituras negam aplicação de doses vencidas da AstraZeneca
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    06/07/2021

    Crédito Imagem: Prefeitura de Diadema

    Após o governo do estado de São Paulo confirmar, em 2 de julho, ao jornal "Folha de S. Paulo", que pode ter ocorrido a aplicação de 4 mil doses da AstraZeneca vencidas, prefeituras, como as de São Paulo, Campinas, Guarulhos, São Bernardo do Campo, Diadema e Bauru, alegaram que houve erro no repasse das informações ao sistema estadual, o VaciVida.

     

    Segundo a Secretaria Municipal de Saúde da capital, não houve aplicação de doses vencidas. “A cidade conta com um sistema robusto para todo o manejo de seus imunobiológicos”, informou em nota ao site "Brasil de Fato", e completou: “Dentro desse protocolo, a data de validade de todos os imunizantes passa por uma tripla checagem: no recebimento, na distribuição e na aplicação da vacina, inclusive, com a apresentação do frasco ao munícipe.”

     

    Conforme o levantamento divulgado, houve três doses aplicadas em unidades de Diadema que aparecem no sistema de consulta disponibilizado ao leitor. “Trata-se de erro de digitação e, já foi providenciada a correção no sistema. As doses recebidas no município foram todas aplicadas dentro do prazo de validade”, informou a prefeitura em seu site.

     

    Já em São Bernardo do Campo seriam cinco doses aplicadas em munícipes cadastrados na UBS (Unidade Básica da Saúde) Vila Marchi, quatro da UBS Alves Dias, três da UBS Vila Euclides e um da UBS Montanhão, além de uma aplicação no Hospital Infor e mais uma no hospital São Bernardo, ambos particulares. A Prefeitura de São Bernardo também informou em nota que nenhuma vacina fora da data de vencimento foi aplicada na cidade. A Rede D'Or, responsável pelo Hospital Ifor, também negou que alguma vacina tenha sido aplicada vencida.

     

    A Secretaria de Saúde de Guarulhos, por exemplo, identificou 86 registros de doses vencidas ligadas a uma instituição privada, para a qual o município já solicitou esclarecimentos.

     

    Apesar das alegações dos municípios, não há dados sólidos que comprovem que não tenham ocorrido erros na aplicação. Por isso, compare em seu canhoto de vacinação qual o lote e o dia da vacinação com as informações a seguir, para conferir se você recebeu a dose fora da validade. Caso tenha sido após as datas informadas abaixo, procure a unidade de saúde onde foi vacinado:

     

    - 4120Z001 – venc. 29 de março

    - 4120Z004 – venc. 13 de abril

    - 4120Z005 – venc. 14 de abril

    - CTMAV501 – venc. 30 de abril

    - CTMAV505 – venc. 31 de maio

    - CTMAV506 – venc. 31 de maio

    - CTMAV 520 – venc. 31 de maio

    - 4120Z025 – venc. 04 de junho

     

    De qualquer forma, os erros nos repasses de informações dificultam a análise do que está acontecendo na ponta do SUS (Sistema Único de Saúde), o que pode atrapalhar ainda mais os avanços e a qualidade da vacinação no país. 

     

    Entenda o caso

     

    Segundo a reportagem: “Milhares no Brasil tomaram vacina vencida contra Covid”, da Folha, 1.532 municípios teriam aplicado 26 mil doses vencidas em todo o país. O levantamento foi realizado com o cruzamento de duas bases de dados o DataSUS e Sage, a partir do lote das vacinas, e levou em consideração todas as imunizações do país contra Covid-19 até o dia 19 de junho.

     

    A Secretaria de Estado da Saúde (SES) identificou 4.772 registros em 315 municípios que sugerem aplicações dos imunizantes da AstraZeneca após o vencimento. “A pasta está informando as prefeituras, que são as responsáveis pela aplicação das vacinas, para realizar busca ativa desta população. Cada prefeitura pode consultar os dados da sua cidade no VaciVida e identificar o munícipe que eventualmente tenha recebido uma vacina vencida. Caso seja uma situação de erro de digitação do lote ou de data de aplicação, os municípios também podem realizar a correção na plataforma”, afirmou a Secretaria em nota.

     

    Leia mais:

    Secretaria de Saúde confirma aplicação de 4 mil vacinas vencidas. Se for seu caso, procure a unidade de saúde onde você foi vacinado(a)










Ao clicar em enviar estou ciente e assumo a responsabilidade em NÃO ofender, discriminar, difamar ou qualquer outro assunto do gênero nos meus comentários no site do SindSaúde-SP.
Cadastre-se









Sim Não