Dirigente do SindSaúde-SP participa de protesto em Brasília contra a Reforma Administrativa
    Autor: Redação - SindSaúde-SP
    03/11/2021

Crédito Imagem: CNTSS

Em 28 de outubro, dia do funcionalismo, também foi realizado o Dia Nacional de Lutas contra a PEC nº 32, a Contrarreforma Administrativa. O SindSaúde-SP esteve presente no ato em Brasília, representado por Benedito Augusto, o Benão, que além de diretor do SindSaúde-SP também é presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social da Central Única dos Trabalhadores (CNTSS/CUT).

Durante o ato, Benão fez sua fala em nome das trabalhadoras e dos trabalhadores da Seguridade Social, ramo no qual engloba a área da saúde, reiterando o comprometimento da Confederação e suas entidades nesta luta contra a PEC 32, proposta pelo governo federal. Para ele, esse projeto é um dos maiores golpes contra os trabalhadores do serviço público o Estado brasileiro. “Estamos vendo um golpe contra os servidores e serviços público. Nós estamos mobilizados nesta luta para que a PEC não passe pelo Plenário. Ela significa o fim do funcionalismo, que será terceirizado e privatizado. Portanto, dizemos “Não!” à PEC 32. No Brasil inteiro estamos unidos nesta luta,” afirma o presidente da CNTSS.

Ainda no final desse dia de lutas, as entidades que representam a “Aliança das Três Esferas da CUT”, formada desde o último mês de abril pela CNTSS/CUT, Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), Federação Nacional dos Servidores Públicos (FENASEPE), Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), participaram de uma live chamada pela CUT. Todos os representantes reafirmaram a importância da unidade entre as entidades cutistas e comemoraram os resultados do Dia Nacional de Luta, que levou para o país a  resistência dos servidores contra a PEC 32 e pela defesa das políticas e serviços públicos voltados à população.

Um problema técnico de sinal de internet impediu o acesso do presidente da CNTSS/CUT a plataforma de acesso a live. Uma das falas de destaque na transmissão ocorreu com a participação do presidente da CUT, Sérgio Nobre, que fez questão de abordar a importância dos serviços públicos para a população e dos trabalhadores do serviço público para o país. Aponta que sem esta estrutura estatal o desenvolvimento do país fica ainda mais comprometido. “Estamos no pior momento de ataques contra os trabalhadores do serviço público e as estatais. Bolsonaro e Guedes querem a PEC 32 para introduzir nos serviço público formas de contratação cada vez mais precarizadas. Gostaria de saudar a luta organizada em todo o país. Fora Bolsonaro,” menciona Nobre.

Na luta sempre

Os Sindicatos e Federações da CNTSS/CUT mantiveram a luta que vêm realizando desde que a proposta da PEC nº 32 passou a ser pautada no parlamento. Um ato permanente de diálogo com os trabalhadores, a sociedade e parlamentares tem sido a estratégia da Confederação. A proposta de unificar as entidades nacionais dos servidores foi um ponto importante na luta contra a PEC 32 e as demais medidas de destruição dos serviços públicos, do Estado de Bem-Estar Social e que se configuram como ataques aos servidores públicos. Esta unidade se consolidou com a integração das agendas na “Aliança das Três Esferas da CUT”, cujo eixo de ação está definido a partir das: "não tem emenda, não tem arrego, a reforma administrativa tem que ser retirada ou derrotada".

Com informações da CNTSS