CUT-SP em defesa do servidor público
    Autor: CUT-SP
    26/10/2007

A sociedade brasileira celebra neste domingo (28) o Dia do Servidor Público e a categoria, composta por trabalhadores das esferas municipal, estadual e federal, merece o rendimento de homenagens pelos serviços prestados à população. A data comemorativa, porém, suscita profunda reflexão sobre as condições nas quais se encontram hoje as atividades dos profissionais do setor estatal.

Para reivindicar a melhoria e o aperfeiçoamento permanentes dos serviços, a CUT-SP (Central Única dos Trabalhadores) considera relevante combater a precariedade das condições de trabalho implementadas atualmente no Estado de São Paulo. No entendimento da Central, o governador José Serra (PSDB) adota posicionamento truculento no trato das questões trabalhistas referentes aos servidores.

O movimento sindical cutista, por meio das entidades representativas de trabalhadores do Estado filiadas à Central, denuncia insistentemente o descumprimento da data-base dos servidores, instituída em 1º de março deste ano por meio de lei estadual. O governador recusa-se também a compor uma mesa de negociação permanente ao passo em que perpetua as gratificações sem conceder reajuste salarial e reposição de perdas.

Na medida em que atropela os direitos dos funcionários públicos, José Serra amplia por outras frentes as políticas tucanas de avanço do Estado mínimo. Provas dessas decisões de governo são os serviços de saúde e educação, estritamente públicos, prestados hoje por OS’s (organizações sociais) em forma de terceirização. Além disso, o governador prepara uma série de privatizações de empresas públicas que representa o desmonte do Estado de São Paulo.

O aprofundamento dessa investida com o Estado implica grandes prejuízos à população que se torna vítima da má qualidade dos serviços públicos nos setores de educação, saúde, transporte, entre outros. Professores estaduais, por exemplo, são mal-remunerados e estudantes da rede pública obtêm desempenhos pífios nos exames nacionais de avaliação da educação básica. Exemplos de descaso não faltam.

Sobram aos servidores do Estado de São Paulo, no entanto, coragem e força para resistir e lutar por melhorias e novas condições de trabalho no setor público. Diante de tanto desafio, a CUT-SP presta hoje homenagem aos funcionários públicos e aproveita o Dia do Servidor Público para convocar as categorias para uma mobilização constante por respeito aos direitos dos trabalhadores e da população paulista.

Edílson de Paula
    Presidente da CUT-SP