Dossiê Terceirização dos Laboratórios Públicos Estaduais
    Autor: SINDSAUDE-SP
    05/12/2007

O Sindsaúde-SP (Sindicato dos Trabalhadores Públicos da Saúde no Estado de São Paulo) entregou hoje, 05/12/07, ao Conselho Estadual de Saúde o dossiê terceirizações dos laboratórios públicos estaduais.

A transferência da gestão da saúde para organizações sociais não é um fato recente. Em novembro de 2006, o Conselho Estadual de Saúde posicionou-se contrário à instituição das organizações sociais (OS) e das organizações da sociedade civil de interesse público (OSCIPs) como modelo de gestão em saúde no estado de São Paulo. Há também diversos questionamentos em curso na justiça.

No caso dos laboratórios estaduais, essa política foi intensificada: parte desses serviços está sendo realizada por empresa privada lucrativa de um grande grupo econômico do setor.

Uma das primeiras medidas dos gestores privados ao assumir os serviços laboratoriais tem sido a reestruturação do quadro de pessoal, com a dispensa dos funcionários públicos e a contratação de outros, sem concurso público.

Diante disso, o Sindsaúde-SP iniciou uma série de debates e reuniões em todo o estado com a categoria, para organizar os trabalhadores em defesa de seus direitos. Nessas reuniões, foram apresentadas muitas informações e denúncias sobre o processo de terceirização e a situação dos serviços após a transferência.

Apesar das dificuldades na coleta de dados para subsidiar as denúncias de irregularidades – muitas informações são tidas como confidenciais - o Sindsaúde-SP reuniu uma série de documentos na expectativa de contribuir para o aprofundamento da investigação e a reversão dessa política no estado de São Paulo.

Conheça o dossiê.