Doria quer que Alesp vote PLC do reajuste nesta 3ª (22/3). SindSaúde-SP chama trabalhadores(as) para mobilização
    Autor: SindSaúde-SP
    22/03/2022

Em mais uma tentativa de passar o rolo compressor no funcionalismo público, o governador João Doria Jr. está pressionando sua base de apoio na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para que acelere a votação do Projeto de Lei Complementar nº 2/2022, colocando o texto na pauta da sessão desta terça-feira (22), às 16h30. O SindSaúde-SP já está mobilizando a sua base para que estejam, a partir das 16h, em frente à Alesp, na zona sul da capital paulista, para pressionarem as deputadas e os deputados a não votarem o texto como está.

Informações obtidas pelo SindSaúde-SP com lideranças da Alesp dão conta de que, ontem (21), foi convocado Congresso de Comissões da assembleia para discutir os projetos encaminhados pelo governador à Casa, envolve reajustes salariais do funcionalismo público estadual. O congresso será realizado a partir das 10h desta terça-feira, em ambiente virtual.

Estão na pauta da reunião do Congresso de Comissões o PLC nº 2/2022, que institui reajuste de 20% para profissionais de saúde da área técnica e de 10% para os da área administrativa; o PLC nº 3, que implementa nova carreira para professoras e professores do estado; o PLC nº 10, que institui aumento de 10% do abono complementar; e o Projeto de Lei nº 92, que reajuste o piso salarial comum (trabalhadores da iniciativa privada), em 10,3%.

Mobilização

O SindSaúde-SP está convocando toda a sua base para que esteja na Alesp na tarde desta terça-feira, a fim de que o PLC não seja colocado em votação como está. Estudo elaborado pela subseção do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Sindicato mostra que, se aprovado, o projeto do governador representará praticamente zero reajuste a alguns profissionais em início de carreira, pois o cálculo usado reduz o abono de chegada.

O Sindicato apresentou, por intermédio do deputado Paulo Fiorilo (PT-SP) cinco emendas, sendo que três delas têm impacto direto no salário-base das trabalhadoras e trabalhadores da saúde, e outras duas pedem reajuste do vale-alimentação.

A emenda 129, por exemplo, propõe aumento do piso do funcionalismo em 20%, sendo R$ 1.440,00 para jornada completa; R$ 1.080 para jornada comum; e R$ 720 para jornada parcial de trabalho.

Assembleia geral

Por ora, o SindSaúde-SP mantém a assembleia geral que está marcada para acontecer nesta quinta-feira, 24 de março, em frente à Alesp, para conscientizar as trabalhadores e trabalhadoras a respeito do que está em jogo com o projeto de reajuste encaminhado pelo governo do estado, além de outras pautas importantes da Campanha Salarial 2022.

Portanto, participe das mobilizações convocadas pelo SindSaúde-SP!

Juntos somos mais fortes!

Para entender o projeto de reajuste, leia também:

SindSaúde-SP realiza assembleia sobre o PLC do reajuste no dia 24/3, às 10h, em frente à Alesp. Participe!